Frieiras
As frieiras são causadas por fungos, localizam-se entre os dedos e causam muita coceira. São contraídas por contato direto com pessoas acometidas pela doença, ou em lugares úmidos, como piscina, areia ou praia.
O tratamento deve ser orientado por um dermatologista, sendo que a prevenção pode ser feita evitando-se a umidade e mantendo-se os dedos dos pés sempre secos.
O Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé, autor do capítulo de dermatologia do livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel) orienta como prevenir as frieiras:
• Os pés também necessitam respirar. Não use meias constantemente e evite as de tecido sintético pois não absorvem o calor e provocam umidade na pele.
• Tênis também causa sudorese no pé facilitando o aparecimento das frieiras. Alterne com chinelos ou calçados com abertura nos dedos.
• Após o banho seque bem os dedos com a toalha seca. Toalhas úmidas não secam os dedos. Neste caso opte por um secador de cabelo para completar a secagem entre os dedos.
• Evite andar descalços em locais públicos.
• NàO USE TALCO. Ao contrário do que se imagina, o uso do talco é desaconselhável para o tratamento de frieiras, pois pode macerar a pele e facilitar o desenvolvimento de fungos.
Na ocorrência de frieiras, o tratamento deve ser orientado por um dermatologista.
Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.