Rejeição à prótese mamária

Rejeição à prótese mamária

Qualquer mulher pode se submeter a colocação da prótese mamária. Mas ela precisa estar ciente de que, por se tratar de um corpo estranho, poderá haver rejeição do organismo sendo necessário, nesse caso, removê-la. O cirurgião plástico Prof. Dr. Ivo Pitanguy, explica, que a princípio, todo corpo estranho, voluntária ou involuntariamente introduzido nos tecidos, o organismo, para se defender da "invasão", cria em torno desse corpo uma membrana, uma cápsula. Essa cápsula funciona como um meio de defesa do organismo, no sentido de isolar o corpo estranho, de neutralizá-lo.

Assim acontece com as próteses mamárias e, em certos casos, pode haver a formação de uma cápsula mais espessa, dando um aspecto artificial as mamas e provocando dor. Atualmente, com o avanço da tecnologia, existem no mercado próteses com revestimentos especiais que vieram a diminuir bastante a incidência da contratura capsular (espessamento da cápsula em torno da prótese, endurecendo e alterando sua forma).

A paciente deve ser alertada de que, dependendo da complicação inerente ao implante da prótese mamária, esta poderá ser substituída ou mesmo retirada definitivamente.

Artigos na categoria CIRURGIA PLÁSTICA

Prof. Dr. Ivo Pitanguy é Prof. Titular dos Cursos de Pós-Graduação e Mestrado da PUC-RJ e do Curso de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas; Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e autor do capítulo de cirurgia plástica do livro MEDICINA MITOS E VERDADES (Carla Leonel). Artigo do livro.