Vomitar e tomar laxantes para não engordar

Vomitar e tomar laxantes para não engordar

Abaixo as dúvidas frequentes de quem está há um passo da bulimia nervosa. Se você clicou neste artigo procure ajuda médica. Acesse este link azul para entender o que caracteriza Bulimia e Anorexia assim como as consequências destas doenças.

Vomitar emagrece?

O vômito logo após a ingestão do alimento, não promove o tempo necessário para que a comida seja absorvida pelo organismo. Portanto, a pessoa volta a estaca zero, ou seja, tal como não tivesse se alimentado.

Forçar o vômito faz parte de distúrbios alimentares graves como a bulimia nervosa. Este hábito acaba se tornando rotina na vidado paciente, podendo a médio prazo, não precisar nem mesmo se esforçar para induzir o vômito. As consequências vão desde lesões nos esmaltes dos dentes, problemas esofágicos, gástricos, interrupção da menstruação, assim como alterações psicológicas importantes.

Às vezes, a bulimia nervosa pode associar-se a um estado ainda mais grave, a anorexia nervosa, fazendo com que o paciente se recuse a comer, por decorrência da uma alteração da sua autoimagem (ele se enxerga sempre obeso, mesmo que esteja desnutrido), podendo levar a graus variáveis de desnutrição e até mesmo à morte.

Tomar laxantes após a alimentação ou diuréticos ajuda a não engordar?

O uso de laxativos não emagrece, pois não impede a absorção de alimentos. Pode levar ao aumento da perda de água corpórea e a desidratação. Causa também a perda de sais minerais importantes para o organismo, sendo que alguns laxantes, embora rotulados "naturais", podem até mesmo ocasionar pequenos sangramentos no intestino.

Ou seja, a "perda de peso" que se obtém com laxativos é falsa, bastando tomar um ou dois copos de água para recuperá-lo. O mesmo pode-se dizer do uso errado de diuréticos com a finalidade de emagrecer. Vale alertar que a intoxicação por diuréticos assim como a desidratação é uma das causas do choque hipovolêmico.

Clique no link e leia matérias relacionadas:
Causas e sintomas do choque hipovolêmico
Ganho de peso após a alimentação

Este conteúdo é exclusivo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de endocrinologia. Médico responsável Prof. Dr. Alfredo Halpern.