Você tem o hábito de prender a urina?

Você tem o hábito de prender a urina?

Segurar o xixi faz mal para bexiga?
Com certeza. O hábito de prender a urina é desaconselhável, tanto em adultos quanto em crianças. A urina, pelas suas características físico-químicas, é um meio altamente propício à multiplicação de bactérias, o que ocorre principalmente em condições de estagnação (parada na bexiga). Portanto, o principal problema de prender a urina constantemente é a predisposição a infecções urinárias repetidas.

Além disso, o ato de segurar o xixi também pode lesar a bexiga porque ela acaba por se acostumar com grande volume de líquidos e perde sua capacidade de esvaziamento. É semelhante aos casos de mulheres que não cuidam do seu abdome e acabam ficando com a barriga flácida - observe o formato da bexiga na fase vazia e na fase cheia na ilustração.

Meu filho sempre tem escapes de urina na roupa. Será que ele tem o hábito de prender o xixi?

Culturalmente, segurar o xixi é mais praticado pelo sexo feminino, pois as mulheres, desde pequenas, são orientadas a não utilizar qualquer banheiro para urinar por questões de higiene, acostumando-se, dessa forma, a segurar a bexiga muito cheia até que cheguem a um lugar mais "seguro", em geral a própria residência.

Contrário a isso, nem sempre a criança que corre desesperadamente para o banheiro ou solta urina na roupa é porque a prendeu até o limite por preguiça de ir ao banheiro. Muitas vezes, há um erro de interpretação. Portanto, é muito importante alertar os pais que, frequentemente, esse ato é decorrente do que se denomina instabilidade vesical (contrações involuntárias da musculatura da bexiga). Isso significa que independentemente do grau de enchimento da bexiga, ocasiona uma vontade imperiosa e urgente de micção (veja a ilustração).

Esse problema pode originar outros no trato urinário, sendo importante o diagnóstico correto para que se tenha o tratamento adequado e eventuais complicações sejam evitadas. Clique nos artigos selecionados abaixo para mais informações sobre esse assunto.

Informações do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) Editora CIP. Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Médico responsável urologista Prof. Dr. Sami Arap

Matérias relacionadas:
Cistite de repetição e relação sexual
Cistite - Infecção urinária
Pielonefrite
Cor e cheiro da urina
Urinar muito ou pouco é ruim?