Você sabe quanto seu coração deve pulsar por minuto?

Você sabe quanto seu coração deve pulsar por minuto?

O coração de um indivíduo normal, em repouso, deve pulsar entre 60 e 100 vezes por minuto. Os indivíduos bem-condicionados possuem, normalmente, frequências mais baixas, sendo o contrário para indivíduos sedentários e destreinados.

O cardiologista Prof. Dr. Bernardino Tranchesi Jr. , explica que algumas doenças do sistema de condução também levam à diminuição dos batimentos cardíacos e o tratamento exige o implante de marca-passo. Entre elas é possível citar:
• Doença do nó sinusal: marca-passo natural do coração, responsável pela geração dos estímulos elétricos que comandam a contração cardíaca;
• Bloqueios atrioventriculares: bloqueio total da condução elétrica entre os átrios e ventrículos.

No caso do atleta profissional, quando em repouso, é normal que seu coração pulse abaixo de 60 batimentos por minuto. Durante o sono, seu coração pode chegar a bater 35 vezes por minuto, sem que isso signifique problemas cardíacos.

Da mesma maneira que os músculos do corpo de um atleta são maiores e mais fortes, o mesmo acontece com o músculo cardíaco do indivíduos bem-condicionados. Portanto, o atleta tem um coração que consegue mandar a mesma quantidade de sangue que um coração "normal", com um número menor de batimentos cardíacos, sendo esse o chamado coração de atleta.

Durante a prática física, um coração mal condicionado aumenta rapidamente seus batimentos para poder aumentar a quantidade de sangue que transporta para os tecidos (principalmente o muscular), enquanto que no caso de um indivíduo bem-condicionado, existe um aumento lento e gradual da frequência cardíaca.

Clique nos links abaixo e leia também:
Artigos de Cardiologia
Artigos de Esporte e Saúde do Atleta