Você é chocólatra? A diferença entre o chocolate saudável e o calórico

Você é chocólatra? A diferença entre o chocolate saudável e o calórico

Ah... e quem consegue "abrir mão" do chocolate? Se você não consegue resistir a esta delícia e não vive sem ele, pode ser considerado um chocólatra. Pelo dicionário, chocólatra é a pessoa que é viciada em chocolates. O chocólatra, normalmente, sente compulsão e é capaz de devorar uma caixa inteira em poucos minutos. É impossível imaginar não ter um chocolatinho por perto. Diferente da pessoa que gosta e saboreia com moderação. Este vício pode desencadear outros, como a bulimia (comer e provocar o vômito) e deve ser tratado tal como o vício por drogas, álcool, jogo etc. Clique no link e leia o artigo: As consequências da bulimia para o corpo

O recomendado é que se consuma até 30g por dia para quem não tem problema com a balança e 20g se você quer manter o peso.

SIM! A boa notícia é que o chocolate traz uma série de benefícios à saúde e pode ser consumido sem culpa (de olho na quantidade, lógico). Ele é um poderoso antioxidante e além de melhorar o humor e a ansiedade, beneficia o coração por ter influência no controle e bloqueio do mau colesterol.

A notícia ruim é que comer muito chocolate ruim traz consequências além da balança: seu estômago e intestino não são chocólatras e, espere, porque eles vão se irritar literalmente!

E também não são todos os tipos de chocolate que são saudáveis. Confira:

O pior versão de todos é o branco. Ele não possui a massa de cacau na composição. É constituído basicamente de açúcar e gordura (chamada de manteiga de cacau). Por isso, nem deveria poder ser chamado de chocolate. É uma "enganação". Um "chocolate" falso.

Chocolate bom e saudável é aquele com alta concentração de cacau (igual ou superior a 70%). São os chamados chocolates amargos, com pouquíssimo açúcar e gorduras na composição.

Os chocolates meio amargo, possuem uma concentração de cacau que varia de 40% a 55% e, desta forma, não confere os benefícios saudáveis do cacau. Possui manteiga de cacau e maior quantidade de açúcar.

O chocolate ao leite tem menos cacau ainda. Na sua composição a quantidade é inferior a 25%. Recebe este nome, por ser acrescido junto com o açúcar e gorduras próprias dos ingredientes do chocolate, também o leite.

Já o chocolate diet, apesar de não ter açúcar, tem alto teor de gordura e por isso, se tornam mais calórico do que as outras versões. Leia o artigo: diferença entre produtos diet e light

Quer comer chocolate sem culpa e ainda se beneficiar desta delícia? Opte sempre pelo chocolate amargo.

Clique no link e leia também: Os benefícios do cacau: o chocolate pode beneficiar o raciocínio