Você acorda com as mãos duras e doloridas?

Você acorda com as mãos duras e doloridas?

Dor, inchaço, calor nas juntas, rigidez matinal nas mãos e dedos, acompanhada ou não de vermelhidão, são os sintomas mais frequentes da artrite reumatoide. A doença está relacionada às articulações, e afeta duas vezes mais mulheres do que homens. Surge, geralmente, entre os 30 e 40 anos de idade.

O reumatologista Prof. Dr. Cristiano Zerbini alerta sobre uma queixa importante que chama a atenção dos médicos:

Doutor, quando eu acordo, minhas mãos estão duras, difíceis de abrir e fechar, e só melhoram depois que eu faço alguns exercícios”.

Esta “dureza” nas juntas dos dedos é chamada de rigidez matinal. A rigidez matinal acontece porque as juntas das mãos estão inflamadas. “Podemos até afirmar que quanto maior o tempo de rigidez, maior é a inflamação”, esclarece o médico. No exame físico é possível verificar a junta de um dedo da mão mais inchada do que a dos outros dedos.

Rigidez matinal no idoso:no reumatismo da pessoa da terceira idade (artrose), a rigidez matinal também pode estar presente, porém, a dor é aliviada após alguns minutos. Já nas pessoas com artrite reumatoide a dor pode permanecer por várias horas.

DIAGNÓSTICO

Segundo o Colégio Americano de Reumatologia, para confirmação da artrite reumatoide é necessário que pelo menos 4 dos critérios descritos abaixo estejam presentes, por no mínimo, 6 semanas:

1. Rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora;

2. Artrite em pelo menos três áreas articulares com edema (inchaço) ou derrame articular;

3. Artrite de articulações das mãos: punhos, interfalangeanas proximais (articulação do meio dos dedos) e metacarpofalangeanas (entre os dedos e mão);

4. Artrite simétrica (por exemplo no punho esquerdo e no direito);

5. Presença de nódulos reumatoides;

6. Presença de Fator Reumatoide no sangue;

7. Alterações radiográficas: erosões articulares ou descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos..

Algumas deformidades nos dedos das mãos são características da artrite reumatoide e têm características próprias, como o dedo em pescoço de cisne ou dedo em botoeira. No exame físico é possível observar outros sintomas não relacionados às articulações, como nódulos reumatoides, ou mais raramente, alterações nos olhos, indicando a presença de uveite.

A presença de apenas dois ou três critérios não exclui a possibilidade de desenvolvimento futuro da doença, mesmo não sendo considerado neste protocolo.

RISCOS E CONSEQUÊNCIAS

O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle da atividade da doença e a prevenção da incapacidade funcional (lesão articular). A falta de tratamento provoca deformações permanentes e limitantes. A artrite reumatoide pode interferir de forma significativa na qualidade de vida do paciente. A inflamação persistente das articulações compromete as funções básicas restringindo a execução de atividades de lazer e trabalho.

No início do quadro, essas limitações são reversíveis e consideradas temporárias. Porém, caso o processo inflamatório não seja controlado, ocorre a evolução da lesão permanente da articulação e surgimento de deformidades articulares. Pode ocorrer graves limitações, impedindo inclusive que o paciente consiga realizar atividades simples do dia a dia, como escovar os dentes, desabotoar um botão, conseguir segurar os talheres para se alimentar, por exemplo.

Como deve ser o acompanhamento médico?

Tal como qualquer doença reumática é fundamental o acompanhamento contínuo pelo médico. Os intervalos entre as consultas variam de paciente a paciente. Em alguns casos é necessário avaliação mensal, enquanto em outros, pode haver um intervalo maior entre as consultas.

A frequência é estabelecida de acordo com a fase de atividade da doença e gravidade estabelecida.

Alguns medicamentos provocam efeitos colaterais o que influi também na necessidade de avaliações periódicas do médico.

Quanto tempo após o início do tratamento ocorre a melhora da dor e da rigidez matinal?

Após o início do tratamento, tanto as dores quanto a rigidez matinal tendem a diminuir rapidamente.

Clique no link e leia o artigo complementar sobre Artrite Reumatoide: causas, sintomas, consequências e tratamento

Conteúdo exclusivo do site medicina mitos e verdades: médico responsável, reumatologista Prof. Dr. Cristiano Zerbini

Veja também artigos na categoria de Reumatologia.

Leia matérias relacionadas:
Artrose/Osteoartrose - Causas e Sintomas
Será que estou com reumatismo
Causas e sintomas da Artrite infecciosa