Tratamento do câncer de próstata

Tratamento do câncer de próstata

O tratamento do câncer da próstata depende, fundamentalmente, da idade do paciente, do grau de diferenciação celular do tumor e do estágio em que o tumor se encontra: ou seja, se está restrito à próstata, se atingiu estruturas vizinhas, se comprometeu gânglios linfáticos ou órgãos à distância.

• Nos tumores confinados à próstata, o tratamento é eminentemente cirúrgico. A cirurgia realizada é a prostatectomia radical, feita através de incisão na porção inferior do abdome, com retirada em bloco da próstata e vesículas seminais. Esse é o único método realmente curativo do câncer da próstata. As eventuais complicações estão referidas neste link: complicações após a cirurgia da próstata.

Clique no link e leia o artigo completar. Tipos de cirurgias: cirurgia robótica para próstata comparada à cirurgia convencional: riscos e benefícios

• Nos pacientes em que o tumor ultrapassa apenas localmente os limites da próstata, classicamente está indicado o tratamento com radioterapia, a qual também tem sido usada nos tumores localizados, porém com resultados de cura inferiores aos da prostatectomia radical (extração total da próstata).

• Os tumores disseminados para gânglios ou órgãos distantes são tratados com hormonioterapia, a qual permite apenas o controle da doença, sem caráter curativo.

O crescimento do câncer de próstata é hormônio-dependente, especificamente do hormônio masculino testosterona. Esse tratamento tem como fundamento abolir a ação desse hormônio, por meio do bloqueio de sua síntese ou de sua ação sobre a próstata. O bloqueio pode também ser realizado pela remoção cirúrgica dos testículos, local da síntese de testosterona.

Conteúdo do livro MEDICINA - MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de urologia. Médico responsável Prof. Dr. Sami Arap (Prof. Titular Emérito da Disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina - USP e Coordenador do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio Libanês.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.

Matérias relacionadas, clique para ler:
sintomas do câncer de próstata
sintomas urinários na hiperplasia benigna da próstata