Transtornos de personalidade

Transtornos de personalidade

Todas as pessoas tem uma maneira particular de ser que configura seu estilo pessoal. O transtorno de personalidade é caracterizado por padrões de comportamento generalizados ou inflexíveis, e de sentimentos que se desviam das expectativas da pessoa dentro da sua própria cultura, causando sofrimento e comprometimento para sua vida. O estilo desviante da personalidade, costuma estar ligado principalmente ao temperamento, que é determinado geneticamente, e ao caráter, adquirido no desenvolvimento de cada pessoa. A formação do caráter sofre influências ambientais e culturais.

• Ambientais: família, grupo de amigos, tipo de trabalho, etc;

• Culturais: maior ou menos tolerância social a determinados tipos de comportamento.

Quem convive com pessoas com distúrbio de personalidade não entendem bem o comportamento e os qualificam como esquisitos, excêntricos, diferentes ou isolados sem se dar conta que se trata de um transtorno psiquiátrico. O psiquiatra Ph.D. Prof. Dr. Marco Antonio Marcolin cita abaixo a classificação dos principais transtornos de personalidade:

Paranoide
Segue um padrão de desconfiança e suspeitas invasivas em relação aos outros, de modo que as intenções dos outros são interpretadas como maldosas. Começa, geralmente, no início da idade adulta e se apresenta em uma variedade de contextos.

Esquizoide
Segue padrão de distanciamento das relações sociais e de uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais. Inicia-se, em geral, na idade adulta e está presente em vários tipos de contextos.

Esquizotípica
Apresenta importantes deficiências sociais e interpessoais, importante desconforto e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos. Podem estar presentes distorções cognitivas e perceptivas, além de comportamento excêntrico, começando no início da idade adulta. Pode apresentar-se em uma ampla variedade de formatos.

Antissocial
A principal característica é o frequente e repetido desrespeito e violação dos direitos dos outros, iniciando-se durante a adolescência. Este é conhecido popularmente como psicopata ou sociopata. Este distúrbio não responde a nenhum tipo de tratamento e é a família e os amigos que necessitam de orientação para evitar atos lesivos ou de manipulações.

Borderline
Grande instabilidade nos relacionamentos interpessoais, na autoimagem e nos vínculos afetivos, além de acentuada impulsividade. Inicia-se, em geral, na idade adulta.

Histriônica
Excessiva emocionalidade e busca de atenção, inicia-se, em geral, na adolescência ou na idade adulta.

Narcisista
Este apresenta-se com um padrão invasivo de grandiosidade (em fantasia, ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia. O início, em geral, dá-se na idade adulta.

Esquiva
Inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade à avaliação negativa. Em geral, observada em adultos.

Dependente
Apresenta uma necessidade invasiva e excessiva de ser cuidado, levando a um comportamento submisso e aderente, além de temores de separação. Pode ser observada na adolescência e idade adulta.

Obsessivo-compulsiva
Preocupação exagerada com organização, perfeccionismo, além de controle mental e interpessoal, à s custas da flexibilidade, abertura e eficiência. Apresenta-se em várias faixas etárias, mais comumente entre adultos.

O tratamento dos transtornos de personalidade é, em geral, psicoterápico, sendo esse tratamento amplo, já que envolve a psicoterapia do paciente, orientação familiar e adaptação do ambiente escolar e/ou profissional. Em casos mais graves, associam-se medicações psiquiátricas.