Cada pessoa tem um tipo de pele, resultante da combinação de três fatores:
• Quantidade de água: interfere na elasticidade da pele;
• Quantidade de lipídios: interfere na nutrição e suavidade;
• Nível de sensibilidade: determina a resistência da pele.

OS TIPOS DE PELE E SUAS CARACTERÍSTICAS

• Pele normal: tem poros pouco visíveis e aspecto rosado. Há uma quantidade ideal de água e lipídios, que resulta em uma pele sem imperfeições e com um nível adequado de sensibilidade. A tendência ao aparecimento de rugas é variável e mais intenso na região dos olhos;

• Pele seca: em função da genética, das variações hormonais ou de fatores externos como vento ou radiação solar, tem poros praticamente invisíveis e nenhuma luminosidade, além de ser áspera e, não raro, apresentar manchas vermelhas. Maior tendência ao aparecimento de rugas. Uma pele extremamente seca pode descamar, principalmente nas costas da mão e no lado exterior dos braços, antebraços e pernas;

• Pele oleosa: apresenta aspecto lustroso ou engordurado, poros dilatados e, ocasionalmente, espinhas. A oleosidade varia de um dia para o outro, e é causada pela hiperatividade das glândulas sebáceas, que produzem mais sebo do que o necessário em decorrência da entrada na puberdade, alterações hormonais, estresse, uso de certos medicamentos e exposição ao calor ou humidade excessiva. As glândulas oleíferas produzem lipídios em excesso, e podem fazer com que a pele deste tipo deixe resquícios de óleo nas pontas dos dedos. Menor tendência ao aparecimento de rugas e linhas de expressão;

• Pele mista: apresenta normalmente poros dilatados no nariz, testa e mento, tendo uma oleosidade mais intensa nesta área e leve tendência a formar cravos (zona T). Na região das bochechas, há pele normal ou seca. A tendência ao aparecimento de rugas é variável.

A partir de que idade deve-se iniciar o uso diário de cremes no ROSTO? Eles realmente são milagrosos?
Os cremes têm somente uma utilidade: corrigir as áreas secas onde há insuficiência de secreção gordurosa das células ou glândulas. Portanto, devem ser usados apenas por pessoas com pele seca. Não se deve esperar que os cremes façam milagres. Pelo contrário. Os cremes hidratantes, nutritivos e restauradores são prejudiciais a quem tem pele oleosa ou normal, pois fecham os poros e impedem que as glândulas sebáceas eliminem as gorduras, provocando o aparecimento de cravos e espinhas. Caso a pessoa apresente manchas, olheiras ou sinais de envelhecimento, o uso de produtos específicos, assim como alguns procedimentos, já podem ser iniciados com a orientação de um dermatologista.  A tendência ao ressecamento ocorre a partir dos 40 anos. Antes dessa idade não há necessidade de cremes no ROSTO, a não ser que se tenha pele seca.

Na prevenção é importante o uso de filtro solar em todas as idades, já que o sol é um dos principais vilões do envelhecimento cutâneo, além de poder acarretar o câncer de pele. Após o banho de sol, os hidratantes são sempre recomendáveis.

Como deve ser utilizado o creme hidratante no CORPO? E a partir de que idade?
Independentemente do tipo de pele, normalmente, as pessoas têm as canelas, pernas e braços secos. O ideal seria compensar essas áreas secas do CORPO com creme hidratante. O uso de sabonete diário contribui, e muito, para o ressecamento da pele. O mais indicado é tomar banhos curtos, com sabonete neutro, e hidratar a pele após o banho, isso em qualquer idade e, principalmente, após exposição solar.

AS CAMADAS DA PELE E SUAS FUNÇÕES

• Epiderme: é a primeira camada da pele. É visível a olho nu e envolve todo o corpo. Não possui vasos sanguíneos, e é formada com células escamosas dispostas em várias camadas. A mais importante dessas células é o queratinócito, que produz a queratina, uma resistente proteína responsável pela proteção e impermeabilização da pele. A epiderme tem como função proteger o corpo contra danos externos e evitar a saída de água, além de dar origem aos anexos cutâneos: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

As glândulas sudoríparas se dividem em dois tipos – écrinas e apócrinas – e, além de produzirem o suor, ajudam a regular a temperatura corporal. Distribuídas por todo o corpo, as glândulas écrinas produzem o suor e o eliminam diretamente na pele, enquanto as glândulas apócrinas se concentram nas regiões das axilas, genitais e mamilos. Elas são as causadoras do odor característico do suor.

Já as glândulas sebáceas são responsáveis pela oleosidade da pele. Concentram-se em maior número no rosto, no couro cabeludo e porção superior do tronco. Por fim, os poros são orifícios formados a partir da abertura dos folículos pilossebáceos e das glândulas sudoríparas.

• Derme: a segunda camada possui muitos vasos sanguíneos. Lá estão localizadas as fibras de elastina e colágeno que conferem elasticidade e firmeza à pele, e as glândulas sebáceas e sudoríparas originadas na epiderme. Na derme há também vasos sanguíneos e linfáticos e as terminações nervosas responsáveis pela sensação de frio, calor, cócegas, etc.

• Hipoderme: a camada mais profunda é formada essencialmente por feixes de tecido conjuntivo que envolvem as células adiposas. A hipoderme reserva nutrientes, atua como isolante térmico e absorve choques, além de garantir a fixação dos órgãos e proteger o corpo contra traumas.

Clique no link azul e leia mais artigos nas categorias:
DERMATOLOGIA 
CIRURGIA PLÁSTICA 
BELEZA E BEM-ESTAR

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) capítulo de dermatologia, Editora CIP. Médico responsável Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte. *Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé, Prof. Titular Emérito é Professor Titular Emérito do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina — USP; Professor Titular da Disciplina de Dermatologia da UNISA e autor do capítulo de dermatologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) Editora CIP, do qual este conteúdo faz parte. Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. 

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.