SINUSITE

Sinusite é o processo inflamatório da mucosa que reveste as cavidades anexas à cavidade nasal, chamadas de seios da face. Esses seios situam-se nos dois lados da face na região maxilar (maçãs do rosto), etmoidal (região entre o globo ocular e o nariz) e frontal (testa), e em uma cavidade mais profunda denominada esfenoide. Essas cavidades comunicam-se com a cavidade nasal através de pequenos orifícios que garantem a drenagem das secreções mucosas produzidas dentro delas e a manutenção de uma pressão intrassinusal igual à pressão atmosférica.

É fácil, então, compreendermos por que a sinusite ocorre em associação a processos inflamatórios da cavidade nasal, como gripes e resfriados. Essas inflamações proporcionam congestão e, consequentemente, diminuição da drenagem das cavidades. A estagnação de secreções no seu interior facilita a infecção.

A rinite alérgica pode ativar a formação de pólipos nasais e, associada às alterações anatômicas, como desvios do septo e aumento dos cornetos nasais, podem obstruir de maneira mais importante a drenagem e a aeração dos seios da face. A sinusite também pode ocorrer como complicação de tratamento dentário, envolvendo os molares superiores. Apesar de menos frequente, ela também acontece de forma isolada. 

O otorrino Prof. Dr. Oswaldo Laércio M. Cuz alerta que a dor de cabeça é o sintoma mais frequente da sinusite nos adultos e crianças acima de 6 anos de idade. O mecanismo principal é a variação da pressão dentro das cavidades sinusais pelo acúmulo de secreção e pela diminuição da aeração, com consequente irritação dos filetes nervosos sensitivos da mucosa de revestimento. Em crianças menores, o sintoma mais frequente da sinusite é a tosse noturna, predominantemente, seca.

Clique no link e leia mais artigos na categoria de OTORRINOLARINGOLOGIA

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Proibida a reprodução total ou parcial sem citar a fonte com o link ativo.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.