Sintomas e complicações da meningite

Sintomas e complicações da meningite

Nos artigos anteriores explicamos o que é a meningite, e descrevemos as causas e os tipos de contágios das meningites infecciosa e não infecciosa. Para ler, basta clicar na palavra em azul correspondente. Agora vamos detalhar os sintomas dos diversos tipos de meningite. Independente do tipo de meningite, os sintomas se parecem sendo a diferença principal a rapidez da evolução da doença.Por isso, o diagnóstico precoce é de fundamental importância pois alguns tipos de meningite podem levar à morte rapidamente.

No início as meningites mais benignas podem ter sintomas que se assemelham ao da gripe. Febre, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e vômitos. A dor de cabeça na meningite porém, é diferente da dor de cabeça tradicional.Existe rigidez na nuca e o paciente,normalmente, não consegue encostar o queixo no peito. Um teste fácil de ser feito para suspeita de meningite é colocar a pessoa deitada e levantar seu pescoço. Se neste movimento de fletir o pescoço, o paciente flexionar a perna é indicativo de meningite. Em bebês, pode não ocorrer a rigidez da nuca mas é possível observar a moleira inchada.

O vômito na meningite costuma ser em jato, ou seja, ocorre de forma súbita e inesperada devido ao aumento da pressão do crânio.Outros sintomas que agregam a meningite são alterações no estado de consciência, confusão mental, sensibilidade a luz, sonolência e até convulsões.

Quando aparecem manchas de cor roxo/ vinho na pele (esquimose), significa que as bactérias já estão circulando por todo o corpo e medidas urgentes devem ser tomadas para evitar uma infecção generalizada. Podem surgir também,manchas que se parecem com picadas de mosquitos (petéquias). Para saber se a mancha é relacionada a meningite, pressione-a com um pedaço de vidro. Se ela permanecer sem qualquer alteração de cor, trata-se de sintoma da meningite. Já as manchas relacionada a doenças de pele (rush), ao serem pressionadas ficam da cor da pele.

A meningite tem evolução rápida e a coleta de líquor deve ser feita de imediato para o diagnóstico e início do tratamento. Vale dizer que a meningite, no primeiro momento, pode ser confundida com outras doenças como a Dengue e a Leptospirose. Porém, a meningite necessita de diagnóstico urgente para evitar complicações ou mesmo o óbito.

Complicações da meningite
surdez ,
• perda da visão,
• pericardite,
• necroses na pele,
• gangrena,
abcesso cerebral ,
• comprometimento motor,
• artrite, dentre outras.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel ). Perguntas e Respostas. Capítulo de neurologia. Médico responsável Prof. Dr. Milberto Scaff (Prof. Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/FMUSP).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matérias relacionadas a meningite:
O que são as meninges e por que elas inflamam?
Os tipos de meningite infecciosa
Pouca horas pode ser fatal no diagnóstico de meningite
Meningite é mais grave na criança ou no adulto?