SINTOMAS DE PÓLIPOS UTERINOS

Pólipos são lesões, quase sempre benignas, com pouca chance de se tornar maligno. Os pólipos podem ser endocervicais (vindos de dentro do colo do útero) ou endometriais (formados a partir da camada que reveste internamente o útero) - veja a ilustração. Os pólipos endocervicais são, frequentemente, causa de sangramento após relações sexuais, enquanto que os endometriais são causa de irregularidade menstrual ou sangramento menstrual excessivo. Na pós menopausa, normalmente não apresenta sintomas. O ginecologista Prof. Dr. Thomaz Gollop orienta que em ambas as situações, eles devem ser retirados. Os sintomas regridem e pacientes em período reprodutivo apresentam melhora na fertilidade.

Para ambos, a grande novidade é representada pela cirurgia histeroscópica — o cirurgião introduz o material endoscópico dentro do útero e, com pequenos instrumentos, retira o pólipo. A cirurgia é mínima e, depois de algumas horas, a paciente já tem alta.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também matéria relacionada:
O que é mioma? Mioma pode virar câncer?

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Ginecologia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop. Proibida reprodução sem citar a fonte.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.