Shampoo masculino faz a diferença

Shampoo masculino faz a diferença

Na hora de comprar o shampoo, ainda há quem duvide que seja necessário o uso de produto especificamente masculino. Afinal, cabelo é cabelo, e o que importa é o tipo das madeixas e não o sexo, não é? Podemos dizer que é uma “meia verdade”. Se seu cabelo não exige maiores cuidados e se adapta aos shampoos “sem sexo definido”, está tudo bem, obrigado!

Mas a verdade é que a cabeleira dos homens tem características próprias. A testosterona (hormônio masculino), por exemplo, provoca uma maior oleosidade nos fios e no couro cabeludo. Esta produção de óleo excessiva, consequentemente, gera a caspa. Quem sofre dessas perturbações deve passar longe dos shampoos “femininos”: muito deles têm o potencial para agravar esses dois problemas.

Além da testosterona, os hormônios androgênicos (hormônios sexuais masculinos) são os maiores vilões da calvície e queda capilar. Sem contar que, com o passar da idade, os cabelos tornam-se mais finos e o número de fios tende a diminuir.

Também, os indesejados fios brancos, aparecem mais cedo nos homens. Apesar das mulheres considerarem um charme os grisalhos, muitos preferem a cabeleira original. Cabelo branco é perda de melanina no fio. O uso do shampoo correto pode retardar este processo.

E se você assumiu a cabeleira branca, não pense que está livre para descuidar do visual. Fios brancos tendem a amarelar e aí, meu amigo, deixa de ser charme para virar sinônimo de desleixo.

Para aqueles que adoram um boné, é bom ficar sabendo: o uso frequente abafa o couro cabeludo agravando a oleosidade típica do couro cabeludo masculino. E as consequências você já sabe: caspa e favorecimento de queda capilar.

Entendeu agora por que existem os shampoos masculinos? Confira qual o shampoo mais adequado para o seu caso.

As melhores opções de SHAMPOOS MASCULINOS (FOR MEN)

Antiqueda: tem propriedades que fortalecem o bulbo capilar, estimulam o crescimento do fio, controla a oleosidade excessiva, combatendo as causas da queda. Retarda a calvície.

Anticaspa: limpa e protege o couro cabeludo removendo a caspa. Alguns têm agentes fungicidas que diminuem o processo de descamação.

Antioleosidade/limpeza refrescante: para uso frequente. Limpeza profunda prevenindo a caspa.

Shampoo para força e volume: indicado para quem tem cabelo fino. Deixa os fios mais encorpados dando a sensação de volume maior. Garante força e resistência.

Shampoo para cabelos crespo ou cacheado: apesar do sexo masculino ter tendência à oleosidade, este tipo de cabelo tende a ser mais seco. A estrutura dos cachos dificulta a distribuição de lipídios (óleo natural do fio) deixando as madeixas com aparência ressecada. Se seus cachos não são tão fechados você pode optar por shampoos hidratantes. Ambos deixam os fios maleáveis e nutridos.

Shampoo grisalhos: realça o brilho do cabelo natural e evita que os fios brancos fiquem amarelos. Indicado também para quem tem cabelos brancos. O efeito é suave. O uso frequente ajuda no resultado. Apresentam-se na coloração roxa ou acinzentado e são chamados também de “desamarelador”. Alterne com shampoo de hidratação já que os fios brancos geralmente são mais secos e rebeldes.

Leia sempre a embalagem do produto para usar seu shampoo corretamente sem comprometer o resultado. Para saber mais sobre os cuidados com as madeixas masculinas leia o artigo:Diferença entre gel, pasta, pomada e cera para modelar

Clique no link azul e leia mais artigos nas categorias:
Beleza e Bem-Estar
Esporte e Saúde do atleta