Reumatismo tem cura?

Reumatismo tem cura?

As doenças reumatológicas podem ter longa duração, podendo causar dor e dificuldade para as atividades diárias. Muitos pacientes podem sentir ansiedade e depressão relacionadas à demora na melhora dos sintomas, à dificuldade para trabalhar em casa ou no serviço, à dificuldade de se divertir com familiares ou amigos e, também, à dificuldade ou falta de vontade de ter relações sexuais. Uma conversa longa e sincera com o médico pode diminuir várias dúvidas e melhorar os conhecimentos sobre a evolução da doença e o que se espera no futuro.

O paciente nunca deve se sentir temeroso ou encabulado de perguntar suas dúvidas, mesmo que sejam problemas de natureza íntima. Conversar sobre seus problemas e possíveis causas de ansiedade pode aliviar a tensão e trazer novo ânimo para a realização do tratamento. Um bom relacionamento com o médico e o apoio dos familiares tem papel muito importante no bem estar do paciente e na persistência da continuidade da prescrição médica. Tomar os remédios na hora certa, não deixar de realizar os exercícios físicos e ter os momentos de repouso recomendados pelo médico podem fazer uma grande diferença no resultado final do tratamento.

Algumas vezes, os médicos prescrevem remédios que diminuem a ansiedade (ansiolíticos) e a depressão (antidepressivos) com a finalidade de ajudar o paciente em momentos críticos do tratamento. Embora estes medicamentos possam ter um efeito benéfico, o relacionamento humano sincero e a amizade entre o paciente, o médico e os familiares ainda são os aspectos mais importantes no sucesso do tratamento das doenças reumatológicas.

A boa notícia é que atualmente uma nova classe de medicamentos foi introduzida na Medicina trazendo um grande alento para os pacientes com doenças reumatológicas. Conheça quais são eles clicando no link.

Leia também mais artigos na categoria de Reumatologia

Prof. Dr. Cristiano Zerbini é Diretor do Centro Paulista de Investigação Clínica, Coordenador do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio-Libanês e autor do capítulo de REUMATOLOGIA do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) Editora CIP.