Quer rejuvenescer? Aposte na vitamina C

Quer rejuvenescer? Aposte na vitamina C

Você já deve ter escutado os termos “radicais livres” e “antioxidantes”. Radicais livres são pequenas moléculas que danificam os componentes das células do corpo humano, além de acelerar o processo de envelhecimento. Essas moléculas provocam um estresse oxidativo afetando a saúde do corpo e a beleza da pele. Isso porque, tanto o envelhecimento, como os danos causados no organismo começam no nível celular.

Para agravar o quadro, estudos indicam que muitas formas de câncer são consequências da reação entre os radicais livres e o DNA, que conectados entre si, afetam a mutação do ciclo celular resultando na malignidade das células.

A formação de radicais livres ocorre diariamente em nosso organismo, seja por fatores externos, tal como a poluição, exposição ao sol, fumo, excesso de álcool, como também por fatores internos – alimentação incorreta com carência de nutrientes, falta de sono, estresse etc.

No contra-ataque, é fundamental entrar em cena os antioxidantes, que são a maior arma contra os danos causados pelos radicais livres. Um dos mais poderosos antioxidantes é o ácido ascórbico, conhecido também pelo nome de vitamina C.

A vitamina C pode ser encontrada em grandes quantidades na alimentação, principalmente nas frutas, verduras e legumes. Entre as frutas, as mais ricas nesta categoria (ordem de importância): camu-camu, acerola, goiaba, mamão, morango, abacaxi, laranja, kiwi, melão cantaloupe, framboesa, limão, tangeria e manga. No grupo das verduras e legumes: pimentão vermelho e verde, brócolis, couve de bruxelas, couve-flor, couve, tomate, acelga, espinafre e moranga.

Porém, nada garante que este consumo promova a absorção da quantidade necessária para manter o corpo protegido. Para uma proteção efetiva contra os radicais livres, o nutrólogo e médico ortomolecular, Dr. Wilson Rondó Jr., indica a suplementação com uma dose de 2 g dia, podendo ser dividida em até duas ou três doses diárias para melhor assimilação.

Na saúde, a vitamina C é essencial para fortalecer o sistema imunológico, ajudar a dar energia e estimular o sistema nervoso, Também oferece proteção contra as doenças cardíacas, a catarata e outras patologias associadas ao envelhecimento.

Aplicada no rosto, revitaliza a pele e retarda o envelhecimento. Os nutrientes antioxidantes da vitamina C, estimula a produção de colágeno (firmeza e elasticidade da pele), suaviza e/ou elimina rugas e linhas de expressões, uniformiza o tom da pele, promovendo o brilho e frescor da juventude. Também ajuda a clarear manchas, auxilia na cicatrização de queimaduras e nos processos alérgicos.

MODO DE USAR

Quem busca resultados estéticos, a melhor forma de utilizar a vitamina C é por meio de uso tópico (cremes, géis, sérum e loções), já que a suplementação oral ou apenas pela alimentação, não é possível alcançar os níveis de concentração para um resultado efetivo. Ao ingeri-la, o organismo absorve no corpo como um todo e, como suplemento ou alimentos não tem “GPS”, seria impossível direcionar a vitamina C para penetrar diretamente na sua face.

Vale dizer que mesmo a aplicação tópica, o resultado também não é imediato. A renovação celular acontece a cada três meses, portanto, esse é o período mínimo necessário para que as propriedades antioxidantes da vitamina C mostre seus poderes. A partir dos 50 anos, esse tempo vai aumentando já que o processo de envelhecimento começa a se acelerar pois a pele já não tem mais a habilidade perfeita de reparo. Mas nunca é tarde para começar.

Existe no mercado dezenas de dermocosméticos com concentrações e formulações variadas de vitamina C.

Para quem busca resultados mais rápidos e efetivos, aconselha-se o uso do éster de vitamina C. Trata-se de um composto mais concentrado que penetra rapidamente na pele. Além disso, tem um poder de absorção seis vezes maior que a concentração de vitamina C.

Agora você já sabe que, independente de seus anos de vida, é possível ter uma pele maravilhosa e gozar de uma saúde perfeita. O processo de envelhecimento é muito mais o tratamento que dispensamos a pele e ao corpo, do que a idade cronológica em si. Comece hoje mesmo seu programa de antioxidantes e confira os resultados. Seu corpo e sua pele, agradecem!

Clique no link azul e leia mais artigos nas categorias:
Beleza e bem-estar
Dermatologia
Cirurgia Plástica