Principais doenças que afetam os executivos

Principais doenças que afetam os executivos

O estresse e baixa qualidade de vida vem impactando na saúde dos executivos brasileiros. É o que aponta levantamento da Omint, operadora de saúde líder no segmento Premium, que avaliou as condições de saúde de 20 mil executivos no primeiro semestre de 2014. Dos vinte problemas de saúde mais comuns apresentados nessa população formada pro profissionais que vão da média gerência a alta gestão, onze deles são consequências de uma vida estressada, permeada por hábitos de vida não saudáveis.

Para o diretor médico da Omint, Dr. Caio Soares, coordenador da pesquisa,o estresse das longas jornadas de trabalho vem contribuindo para que haja um número considerável de executivos com sintomas de ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, além de tensões musculares e problemas nas costas e pescoço. Também o pouco cuidado com a alimentação e o sedentarismo faz com que quatro das principais doenças causadoras de doenças cardíacas apareçam no ranking das chamadas “doenças corporativas”: hipertensão, diabetes, colesterol e o excesso de peso (4º lugar no ranking).

A resposta para o atual quadro da saúde nas empresas brasileiras é reflexo dos hábitos não saudáveis. “A pesquisa indica que 94,31% dos executivos afirmam não manter uma alimentação equilibrada. O índice de sedentários é de 41,72%, enquanto que 33,04% afirmam ter um nível de estresse muito alto. O número de fumantes, que era de 18% desta população em 2004, vem caindo gradativamente, ano após ano. Hoje é de 11,46%”, analisa Soares. De acordo com o especialista, a Omint espera que os resultados da pesquisa promovam uma reflexão por parte das empresas. “Investir em prevenção deixou de ser supérfluo para se tornar peça fundamental na gestão da saúde dos colaboradores”, afirma.

A experiência na Omint indica que quanto mais se estimular a prevenção e a substituição de hábitos não saudáveis por hábitos saudáveis, menor será o custo do plano de saúde para as empresas. “Não se trata apenas de uma questão de custo ou aumentar a produtividade. Preocupar-se com a saúde de seus profissionais não deixa de ser uma forma de reconhecimento”, conclui.

Diagnóstico e solução
Pouco menos da metade dos executivos avaliados neste levantamento da Omint, 40%, apresentam IMC acima do recomendado pela medicina (>25). “Isso não significa que ainda estejam obesos. O percentual de obesos é de 18%. Mas é um sinal de alerta. Essas pessoas estão caminhando para a obesidade e se não agirem, poderão sofrer as consequências desta doença”, explica. Os que registraram pressão superior a 14 X 9 somam 6%. “Esse quadro pode melhorar muito com mudanças gradativas na rotina. O indivíduo precisa equilibrar seu tempo entre o trabalho, atividades físicas, lazer e família. Isso é essencial para se ter ânimo de mudar”, afirma Dr Soares.

A pesquisa constatou que 30,13% dos executivos estão tentando se alimentar melhor, enquanto que 39% afirma estar pensando muito no assunto recentemente. A motivação para incluir atividade física na rotina, porém, é ainda maior: 41% afirmaram estar tentando incluir o exercício físico em algum momento do dia, enquanto 42% estão pensando no assunto. Entre os fumantes, apenas 9 % estão tentando parar, embora 47% afirmaram pensar muito no assunto. “Esse é o primeiro passo”, diz.

Ranking das Doençascom oPercentual de Executivos
Rinite :30,60%
Alergia de Pele : 20,62%
Ansiedade : 18,66%
Excesso de Peso :18,07%
Dor de Cabeça Frequente :17,74%
Dor no pescoço ou ombros :16,37%
Problemas de visão :15,19%
Asma / Bronquite :13,08%
Insônia :10%
Pressão alta :8,28%
Dor nos Braços/Mãos :8,13%
Dor Crônica nas Costas :7,76%
Depressão :6,76%
Tireoide :4 %
Gastrite Crônica :3,51%
Diabetes :1,92%
Úlcera :1,5%
Audição :1,4%
Artrose ou Artrite :1%
Osteoporose :0,2%

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.

A informação é uma forma de prevenção.O diagnóstico precoce pode salvar vidas!