Preciso usar protetor solar no inverno?

Preciso usar protetor solar no inverno?

Não importa se está frio ou calor. Se o sol brilha ou se esconde. O uso do protetor solar é fundamental para prevenir o câncer de pele, considerado, atualmente, o tumor maligno mais frequente no Brasil. A radiação ultravioleta é a principal causa e medidas preventivas devem ser adotadas, inclusive no inverno.

O sol de hoje é mais perigoso que no passado?

Sim. Ocorreu uma diminuição da camada de ozônio que envolve a terra e protege contra a radiação solar. Para agravar a situação, em determinadas regiões, já existe buracos nessa camada provocando forte radiação. Como consequência, surgiu o crescimento significativo de casos de problemas na pele, visão e, principalmente, a maior incidência de câncer de pele.

Por que o sol tem o poder de provocar o câncer de forma tão grave?

A pele é um órgão como qualquer outro do corpo humano. O desenvolvimento do câncer de pele decorrente da exposição solar é devido aos raios ultravioletas que atingem a célula, levando-a a perder o controle de reduplicação.

Além disso, a exposição ao sol é representada durante a vida, de modo cumulativo . Portanto, quanto mais idade tiver a pessoa, e quanto mais tempo estiver exposta ao sol, maior a chance de desenvolver um câncer de pele. A melhor maneira de se prevenir é resguardar-se do sol e usar protetores solares desde a infância.

Os bebês também devem usar filtro solar?

Apenas os bebês até os seis meses de idade não devem fazer uso do protetor solar. Nesta faixa etária, mantenha-os longe da exposição solar direta e ao sair de casa, proteja-os com roupas, chapéu e sombrinha. A única exceção é referente aos banhos de sol indicado pelo pediatra, necessário para ativar a vitamina D, importante na formação dos ossos. O tempo se restringe entre cinco a dez minutos por dia, quando o sol não está tão forte (antes das 10h ou após as 16h) e sem filtro solar.

Entre 6 meses e 2 anos, em áreas ao ar livre, utilize um protetor solar com filtro físico (olhe na embalagem).

A partir dos 2 anos, está liberado o protetor na categoria infantil.

O protetor solar deve ser aplicado em todas as áreas do corpo?

Apenas nas partes descobertas pela roupa. No inverno, dê atenção especial ao rosto, pescoço, braços e mãos que ficam mais vulneráveis. Espalhe bem o produto para que a eficácia não seja comprometida. A vantagem de um FPS alto é que quanto maior o número, menor será a necessidade de reaplicação do produto.

No tempo nublado também é necessário usar protetor solar?

O filtro solar deve ser usado todos os dias, independente de dias frios, nublado ou com chuva, pois a radiação U.V atravessa as nuvens e atinge a superfície da terra. O protetor solar têm a função de refletir ou dispersar a radiação UV, protegendo a pele.

Atenção redobrada para mulheres grávidas, as que fazem uso de hormônios e/ou anticoncepcionais, ou aquelas que estejam em procedimentos dermatológicos (peelings, laser, ácidos, etc). Estas condições propiciam o desenvolvimento de manchas na pele (cloasma/melasma) devido aos raios de sol.

O uso de medicamentos , como antibióticos, antifúngicos, anti-histamínicos, analgésicos, anestésicos e até conservantes de produtos cosméticos também pode aumentar a sensibilidade aos raios de sol, favorecendo, neste caso, reações alérgicas.

Além do filtro solar, quais os cuidados adicionais necessários para se proteger da radiação solar?

Os olhos devem ser protegidos com o uso de óculos escuros. A cada ano, aproximadamente, 3 milhões de pessoas sofrem perda da visão devido aos danos relacionados à radiação UV, tais como fotoconjuntivites, degeneração da retina e cataratas.

Nos lábios, use protetor labial. Retoque após comer ou beber. Para maior proteção do rosto e pescoço, utilize chapéu ou boné.

É preciso usar filtro solar junto com maquiagens que já contêm o produto?

Apesar de parecer muito prático a maquiagem conter filtro solar, nem sempre o FPS é suficiente para garantir a efetividade. Mesmo assim é válido, pois servirá como proteção adicional no momento do retoque. Para o resultado efetivo, utilize um filtro solar com PFS alto (30 ou mais), cinco minutos antes de começar se maquiar. A versão gel tem absorção mais rápida e não deixa a pele oleosa para receber a maquiagem.

Qual a diferença entre base com FPS e protetor cor de base/tonalizante?

A diferença esta na cobertura e na proteção. Protetor cor de base/tonalizante, não cobre totalmente as imperfeições e manchas, é mais suave, além de ter poucas opções de cores. A função principal é proteger contra a radiação solar, com a vantagem de proporcionar uma “maquiagem” mais natural.

Já a base com FPS, tem uma cobertura eficiente, porém no quesito proteção, deixa a desejar conforme explicado na questão acima. Ao utilizar a base com FPS, ainda existe a necessidade de aplicar um filtro solar anteriormente. Como alternativa, caso encontre um protetor cor de base que combine com seu tom de pele, você poderá utilizar no lugar do filtro solar natural, antes de aplicar a sua base com FPS.

Filtro solar deve ser aplicado antes ou depois de dermocosméticos e hidratantes?

Neste caso, o filtro solar deve ser aplicado DEPOIS dos dermocosméticos ou hidratantes. Se aplicado antes, impede que as substâncias desses produtos sejam absorvidas pela pele. Caso utilize mais de um dermocosmético, a ordem é aplicar primeiramente o mais leve, até finalizar com aquele que tem a textura mais densa. Dê uma pausa entre uma e outra aplicação. Ao término, encerre com o filtro solar.

Qual o tempo necessário de exposição solar para ativar a vitamina D? O uso do protetor solar é indicado neste caso?

O filtro solar bloqueia a síntese da vitamina D. O sol é o maior aliado contra a osteoporose e doenças como depressão, reumatismo, artrite, artose etc. A sociedade Brasileira de Dermatologia orienta a exposição direta ao sol de pernas, braços, costas, barriga ou palmas e plantas dos pés ou mãos, por 5 a 10 minutos todos os dias com a finalidade de sintetizar a vitamina D. Como opção, pode-se substituir este tempo por 15 a 20 minutos, pelo menos três vezes na semana. Nas outras áreas, usar roupas adequadas e protetor solar.

Leia artigos relacionados:

Como escolher o FPS ideal para sua pele
Função dos hidratantes e tipo de pele
Identifique pintas malignas
Tipos de câncer de pele
Diferença dos raios UVA e UVB

Clique e leia mais artigos nas categorias Beleza e bem-estar e Dermatologia