Pólipo nasal é causado por uma inflamação crônica da mucosa do nariz ou seios da face e atinge cerca de 4% da população.  O pólipo é uma “massinha” que cresce por uma inflamação. O formato pode variar de arredondado ou semelhante a um cacho de uva e pode surgir tanto na narina esquerda como na direita, ou mesmo, em ambas.  Quando eles incham, provocam obstrução nasal (nariz entupido) podendo também alterar o olfato (cheiro). Normalmente a pessoa tem coriza (nariz escorrendo) e existe também uma sensação de desconforto nos seios da face.

Apesar de ser um assunto bastante estudado, não se sabe ainda a causa que leva o crescimento dos pólipos. Normalmente eles surgem em associação com alguma outra doença, como, por exemplo, a rinite alérgica e a rinossinusite. Pacientes com asma ou pólipos nasais devem evitar a aspirina e medicamentos derivados - ácido acetilsalicílico (AAS) - pois pode desencadear alergia e falta de ar.

O sucesso do tratamento do pólipo consiste em controlar o fator causal, principalmente a rinite alérgica, caso contrário, mesmo com a cirurgia, ele pode retornar.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel ). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Capítulo de Otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo L. Mendonça Cruz . Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.