Para que serve o ácido hialurônico injetável, em cremes e cápsulas

Para que serve o ácido hialurônico injetável, em cremes e cápsulas

Retardar a idade cronológica é impossível. Já a visual se consegue com a ajuda de cosméticos que atenuam os efeitos do tempo promovendo juventude e beleza facial.

O ácido hialurônico é uma dessas substâncias. Ele está naturalmente presente em nosso organismo, e além de ter um alto poder de hidratação, tem a finalidade de dar volume, sustentação e elasticidade para a pele. Trabalha em conjunto com as fibras de elastina e colágeno, conseguindo, desta forma, mantê-las íntegras e fortes.

Para você ter uma ideia, o processo de regeneração das células, em uma pessoa jovem, acontece a cada 28 a 30 dias. Aos 60 anos, este tempo sobe para 45 a 60 dias. O ácido hialurônico consegue preencher os espaços existentes entre as células por ter a capacidade de reter e fixar a água na pele protegendo contra a perda da hidratação.

A notícia ruim, é que muito mais cedo do que se possa imaginar, essa produção começa a diminuir, e a partir dos 25 anos, já inicia uma redução contínua que se estende com o passar dos anos. Quanto menor quantidade de ácido hialurônico no corpo, mais a pele perde a firmeza, se tornando cada vez mais seca e sem brilho, com o aspecto envelhecido.

Mas não é apenas a idade responsável pelo processo de envelhecimento. Fatores externos como exposição ao sol, poluição, tabagismo, má alimentação, estresse, excesso de álcool e falta de sono também exercem influência. Sem contar que tratamentos dermatológicos agressivos e inadequados, sabonetes fortes e até hidratantes contendo substâncias detergentes, igualmente podem acelerar este processo.

Por isso, o importante é estar bem orientada e pensar em equilíbrio. E este é o momento de conhecer os benefícios e formas de aplicações do ácido hialurônico.

Preenchimento com ácido hialurônico: forma injetável

Sem dúvida, a estrela da vez é a forma injetável que tem o poder de repor o volume do rosto de forma rápida e visível. Indicado para o terço médio da face (maça do rosto), bigode chinês (linhas profundas que vão do canto do nariz até o canto boca), rugas ao redor da boca, aumento dos lábios, projeção do maxilar e queixo, além da elevação do nariz, é quase que uma “plástica” instantânea.

Mas todo cuidado é pouco. Ainda mais nos lábios. O excesso além de não ficar natural, deixa a boca com aparência de bico de pato... !!

O preenchimento, também, não é definitivo. A derme, que é a segunda camada da pele onde também estão localizadas as fibras de elastina e colágeno, é altamente vascularizada e por isso absorve rapidamente o ácido hialurônico oferecendo resultados que duram apenas de 3 meses a 1 ano.

A boa notícia é que mesmo assim, a pele nunca retorna ao que era antes, pois toda vez que se faz o procedimento fica uma fibrose residual que promove uma melhora ao efeito anterior ao preenchimento. Por isso, mesmo com o curto tempo de duração, os tratamentos cosmiátricos não devem ser considerados totalmente “perdidos”. Sempre deixam algo de bom, além de poder ter seu efeito prolongado com a ajuda do ácido hialurônico em forma de cremes, cápsulas e suplementos.

A manutenção com novo preenchimento poderá ser feita de acordo com a necessidade do paciente, inclusive na mesma área, sem contraindicação, desde que aplicado por médico capacitado. O máximo que pode existir de “complicações” são inchaço local e hematomas que desaparecem em até 48 horas.

Os cremes e cápsulas com ácido hialurônico conseguem oferecer os mesmos resultados que a forma injetável?

Não, com certeza não. Porém são extremamente eficazes no processo de hidratação, importante para o viço da pele e prevenção das rugas. Quanto mais cedo você começar a cuidar da pele, melhores serão os resultados para retardar os sinais típicos do envelhecimento. Cremes a base de ácido hialurônico estão mais indicados para pessoas com pele seca ou mista. Deve ser usado diariamente, logo ao acordar, já que o ácido hialurônico protege contra perda de umidade que ocorre durante o dia impedindo a desidratação da pele.

Quem tem pele oleosa deve usar com cautela, já que o creme fecha os poros e impede que as glândulas sebáceas eliminem as gorduras, provocando o aparecimento de cravos e espinhas.

Para que o ácido hialurônico consiga penetrar profundamente na pele e oferecer resultados mais eficientes minimizando linhas de expressão e rugas, deve ter o princípio ativo micronizado. Observe o rótulo. Existem várias opções deste tipo no mercado.

Quanto ao ácido hialurônico em cápsula ou suplementos, além dos benefícios para a beleza da pele, também auxilia na lubrificação das articulações e cartilagens. Quantidade insuficiente de ácido hialurônico pode refletir em articulações rígidas e movimentos dolorosos. Se seu corpo estiver carente desta substância, seu organismo vai metabolizar o ácido hialurônico e enviar para onde mais precisa. Por isso, neste caso, o menos não é mais. Suplementos de ácido hialurônico associados aos de uso tópico, garantem um resultado mais eficaz prevenindo o envelhecimento precoce e a saúde do seu organismo.

Não esqueça que sua pele é a primeira linha de defesa do seu corpo e que pode ser facilmente danificada tanto por fatores externos, como internos. Quer uma prova? Se olhe no espelho depois de se expor ao sol, ou após uma noite mal dormida seja por estresse ou por uma “boa” noitada na balada! Entendeu?

Hidratação por dentro e por fora é a receita de beleza do dia!