OSSO FRATURADO DEMORA QUANTO TEMPO PARA CONSOLIDAR?

Em quanto tempo um osso fraturado se consolida? A idade influi nesse processo? Biologicamente, as fraturas se consolidam em 6 a 8 semanas. Entretanto, esse processo é variável e depende de diversos fatores. As fraturas das mãos, por exemplo, tendem a se consolidar mais rapidamente, enquanto as dos ossos das pernas costumam ter um processo mais demorado de recuperação, que varia de 2 a 3 meses. As fraturas podem ser tratadas, dependendo do caso, com imobilização gessada ou com cirurgia.

Fraturas em crianças são mais problemáticas do que em adultos? E as fraturas em idosos?
É muito difícil comparar fraturas entre diferentes faixas etárias. Em geral, fraturas em crianças são menos problemáticas do que em adultos, porque se consolidam mais rapidamente, e eventuais desvios podem se corrigir com o passar da idade. Nos idosos as fraturas podem ser mais graves, principalmente se necessitarem de tratamento cirúrgico, porque os pacientes podem apresentar alterações clínicas decorrentes da cirurgia e do tempo de imobilização

Um osso consolidado é mais frágil do que um osso normal?
Não. Um osso consolidado, após o período de remodelação, transforma-se em um osso com as características biológicas e anatômicas de um osso normal. O tempo de remodelação depende do osso fraturado, mas, em média, demora de 2 a 3 meses após a consolidação. Por ser um processo um pouco demorado, após uma fratura, o paciente precisa ser cuidadoso para evitar ter outro trauma, e não fazer esportes até que seu ortopedista o libere para atividades físicas. 

Conteúdo do livro MEDICINA MITOS E VERDADES (Carla Leonel). Capítulo de ortopedia. Médico responsável Prof. Dr. Moisés Cohen. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte com o link ativo.

Clique no link azul e leia mais artigos na categoria de ortopedia

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.