OS MALEFÍCIOS DO SAL

Na maioria das vezes, deve-se suprimir o sal da dieta dos pacientes renais, não porque ele seja prejudicial aos rins, mas porque é prejudicial ao próprio paciente que não consegue eliminá-lo. Quando o rim é doente, perde a capacidade de expulsar o sal adequadamente. O nefrologista Prof. Dr. Emil Sabbaga, autor do capítulo de nefrologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) explica que a retenção de sal acarreta a retenção de água, que provoca edema, hipertensão e pode agravar doenças renais pré-existentes. Entretanto, não é somente quando o rim não funciona bem que o sal não é eliminado. Há um pequeno grupo de pessoas que tem rins normais e não consegue eliminar muito bem o sal. Essas ficam com hipertensão. Outro alimento contraindicado para quem tem doença renal é a proteína animal, ou seja, as carnes de todos os tipos, ovos, queijos e coalhada.

As palavras em azul são links que te redirecionam as matérias específicas. Clique nelas para ler.

Matéria do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Nefrologia. Proibida reprodução sem citar a fonte.

Clique no link e leia também: As Sequelas da Hipertensão


Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.