O segredo do sucesso do D-pantenol

O segredo do sucesso do D-pantenol

Cabelos ressecados, unhas quebradiças, pele sem brilho é um pesadelo para qualquer mulher que se preocupa com a aparência. Algumas, por falta de informação, acreditam que cuidar da beleza está fora do alcance do seu bolso. Outras, investem tempo e dinheiro com tratamentos sem um resultado tão eficiente.

Sabe por quê?

O passo número 1 para o sucesso de qualquer tratamento é a hidratação. Sua pele e seu cabelo precisam de água, da mesma forma que seu organismo depende dela para manter-se vivo. Sem a hidratação necessária, não existe produto ou tratamento que faça milagre! E aí, você acha que foi enganada. Que o produto é ruim, ou comprou gato por lebre. Mas não é nada disso. Faltou apenas a substância umectante indispensável para ativar as outras formulações. Pele seca é pele “doente”. Portanto, nada de pular etapas, nem perder tempo e dinheiro.

A dica desta semana é o D-pantenol, uma substância de primeira linha do grupo das vitaminas do complexo B, utilizado em formulações cosméticas na forma de cremes, tônicos, gel, loções, pomadas, shampoos, condicionadores etc. Ele age na manutenção da umidade natural dos cabelos, pele e unhas auxiliando na retenção da água, evitando, desta forma, a perda da hidratação.

Com princípio ativo pró-vitamina B5, suas pequenas moléculas tem grande poder de penetração, devolvendo rapidamente a vitalidade necessária para a beleza e equilíbrio do seu corpo. Ideal para lábios ressecados, calcanhares rachados, cotovelos ásperos, olheiras, além, lógico, da hidratação da pele como um todo. Atua também no combate ao envelhecimento, na recuperação de lesões causadas por queimaduras, cicatrização de feridas e dermatites.

Adeus aos cabelos ressecados e sem brilho

Passando para a próxima etapa: a moldura do rosto. Você quer poder continuar usando o secador, chapinha, pintando suas madeixas, mergulhando na piscina e no mar e ainda conseguir ter cabelos saudáveis, certo?

A má notícia é que os cabelos são os que mais sofrem com a falta de hidratação, já que diferente da pele, não consegue se regenerar. Portanto, tesoura nas pontas-duplas, e seguimos para o próximo passo do seu tratamento.

Antes, é importante você conhecer um pouco mais sobre o seu cabelo para entender como funciona este processo e o porquê da necessidade vital de hidratação.

A cutícula é a parte externa do fio de cabelo. Ela é composta por várias escamas (entre 5 a 12), sobrepostas umas as outras, como as escamas de um peixe. Tem a função de proteger contra as agressões do dia-a-dia de forma a evitar a perda de proteínas essenciais para a saúde do cabelo. É ela quem regula a entrada e saída de água da fibra capilar.

Quando essas escamas são agredidas, elas se abrem e o fio perde a umidade. E é exatamente isso que provoca o aspecto poroso, eriçado, ressecado, sem contar que a tendência à quebra se torna inevitável.

O D-pantenol tem o poder de “blindar” a cutícula do cabelo conseguindo preservar as moléculas de água e nutrientes dentro do fio. Resultado: cabelos brilhantes, sedosos e fáceis de pentear.

Pesquisas comprovam que o uso constante do D-pantenol consegue também aumentar a espessura do cabelo em até 10% do diâmetro. A explicação é simples: por ter o poder de reter a água nos fios, eles ficam mais estufados, tornando-os mais grossos. Clique no link azul e leia o artigo completo: diferença entre cabelos secos e cabelos ressecados: causas e tratamentos

Unhas fortes e bonitas

Unhas bem cuidadas, além de transmitir um aspecto de limpeza, acrescenta um toque de sensualidade que toda mulher vaidosa adora.

Mas você sabia que o uso constante de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas?

Por isso, é aconselhável o descanso de uma semana, a cada período de um mês. Nesta pausa recomenda-se substituir o esmalte por aplicações de hidratantes para manter a vitalidade das unhas.

Para quem, não abre mão dos esmaltes, existe no mercado vários produtos formulados com D-pantenol, desde bases, fortificantes, brilhos e até mesmo removedores e o próprio esmalte em si! Desta forma, você pode manter suas unhas pintadas o ano todo sem o risco de torná-las fracas, quebradiças e ressecadas.

Dicas importantes:

1.Antes de tudo não deixe sua manicure lixar a unha por cima, pois remove parte da queratina, tornando-as mais fracas e finas.

2. A base, além de servir para uma esmaltação mais uniforme, serve para evitar que o esmalte entre em contato direto com a unha, protegendo-as dos componentes químicos usados em sua composição.

3. Fortalecedores devem ser aplicados ANTES da base para que absorva os nutrientes.

4. Acetona pode enfraquecer as unhas. Prefira os removedores de esmaltes.

5.Se você tem unhas muito fracas, dê preferência aos esmaltes com D-pantenol em sua fórmula.

Além de fortalecer as unhas, o D-pantenol ajuda a hidratar as cutículas, rachaduras nas pontas dos dedos, mãos, além de auxiliar na cicatrização dos temidos e doloridos “bifes”. O uso frequente de D-pantenol também favorece a diminuição do excesso de pele em volta da unha.

Baratos e com multifunções, existem centenas de produtos a base de D-pantenol. Para resultados mais eficientes, use com frequência.

Leia artigos relacionados:
O poder das águas termais e micelar
Para que serve o ácido hialurônico
Tipos de tratamento facial
Reconheça seu tipo de pele e características
Dicas para manter as unhas fortes: do uso do alicate a forma correta de lixar

Navegue também nas categorias:
Dermatologia
Cirurgia Plástica