O que é lúpus?

O que é lúpus?

O que é o lúpus?
Muitas pacientes têm dúvidas sobre essa doença chamada lúpus e, frequentemente, o tempo de uma consulta não é suficiente para o total esclarecimento dos vários aspectos do lúpus. Por que esta doença tem o nome em latim? Por que isto aconteceu comigo? Esta doença é contagiosa, vai passar para os meus filhos? Posso engravidar? Existe tratamento? Com a intenção de responder a estas e outras perguntas, e também desmistificar a doença dando informações corretas com base em dados científicos, vamos esclarecer aqui e nos artigos seguintes todas estas dúvidas.

Lúpus é uma doença crônica, de causa desconhecida, na qual o sistema de defesa (sistema imunológico) sofre alterações importantes e pode afetar a pele, as articulações, as artérias, os rins e vários outros órgãos. Quando o nosso sistema de defesa sofre modificações e ataca nosso organismo, as doenças passam a ser caracterizadas por doenças autoimunes. O lúpus é uma delas.

Em 1851, o médico francês Pierre Cazenave, observando várias pessoas com lesões avermelhadas no rosto, que cobriam a pele do nariz e das bochechas causando feridinhas, comparou-as à mordidas de um lobo, dando então o nome à doença de Lúpus Eritematoso (lúpus = lobo; eritematoso = vermelho).

Em 1895, o médico canadense, William Osler, observando que outros órgãos além da pele podiam estar envolvidos na doença (articulações, artérias, rins etc.), adicionou o termo Sistêmico (disseminado pelo corpo). A partir daí a doença passou a denominar-se Lúpus Eritematoso Sistêmico ou Lúpus Eritematoso Disseminado .

Existem basicamente dois tipos de lúpus:
• Lúpus Eritematoso Discoide: afeta apenas a pele, geralmente, no rosto e também no couro cabeludo;
• Lúpus Eritematoso Sistêmico: afeta a pele e vários outros órgãos.

Qual a faixa etária mais atingida pelo lúpus? Criança pode ter lúpus?
O lúpus atinge muito mais as mulheres do que os homens, em uma proporção de 10 para 1. Geralmente, o início da doença, afeta mulheres jovens, nos seus 20 ou 30 anos de idade. Crianças também podem ter lúpus.

O lúpus é contagioso?
O lúpus não é uma doença contagiosa. Uma das características desta doença é o aparecimento de uma vermelhidão na pele quando exposta ao sol, chamada de eritema. Esta sensibilidade da pele ao sol chama-se fotossensibilidade e pode aparecer em qualquer região do corpo exposta ao sol. No rosto, a fotossensibilidade produz um eritema característico sobre o nariz e as bochechas, chamado de "asa de borboleta" por se parecer com uma borboleta.

Este conteúdo é exclusivo do capítulo de Reumatologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável Prof. Dr. Cristiano Zerbini, Coordenador do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio Libanês e Diretor do Centro Paulista de Investigações Clínicas.

Clique nos link e leia também:
1. Os principais sintomas e complicações do lúpus
2. Como o lúpus causa lesões no corpo? Fator antinúcleo e vasculites
3. As mulheres com lúpus podem engravidar?
4. Tratamento, prognóstico e prevenção do lúpus