O que é curetagem e aspiração a vácuo

O que é curetagem e aspiração a vácuo

O que é curetagem? Quais as consequências desse procedimento?
Curetagem significa a raspagem da camada que reveste o útero internamente. Mas esta é uma cirurgia do passado. Deixamos de usar a curetagem para introduzir a aspiração manual intrauterina (AMIU) que é uma técnica sem traumas, com menos dor e riscos que a curetagem.

Como é realizada a técnica de aspiração à vácuo (aspiração manual intrauterina) para abortos incompletos?

São introduzidas cânulas na cavidade do útero, as quais é adaptada uma seringa que produz vácuo. Quando se puxa o êmbolo são aspirados os restos da gravidez que não evoluiu.

Sempre é necessário fazer curetagem ou aspiração a vácuo nos casos de abortamento espontâneo?

Nos casos de abortamento espontâneo até oito semanas, o embrião é muito pequeno, tem no máximo o tamanho de um grão de bico e pesa menos de 1g. Por isso acaba sendo expelido juntamente com sangue que muitas vezes é confundido com uma menstruação. Antes da quinta semana muitas mulheres ainda nem sabem que estão grávidas!

A partir da oitava semana, o embrião alcança até 2, 2 cm e já se torna um feto. A gestante que está abortando pode sentir forte cólica e apresentar o colo entreaberto. A ultrassonografia transvaginal confirma se o aborto espontâneo ocorreu por completo (sem deixar vestígios no útero) ou se existe a necessidade do esvaziamento uterino.

Antes de optar pela técnica de aspiração é possível expelir pequenos vestígios do aborto incompleto ou aborto retido com o uso de medicamentos. O seu médico irá indicar a melhor opção para seu caso.

Quanto a curetagem, para fins diagnósticos, ela também foi substituída por um método mais moderno chamado dehisteroscopia. Trata-se deu ma endoscopia através da qual avaliamos o canal cervical (a parte interna do colo do útero) e a cavidade do útero.

Para dar um exemplo, toda mulher depois da menopausa que venha a ter sangramento precisa ser investigada em relação ao câncer do endométrio. Isto é feito através da histeroscopia, que observa toda a cavidade do útero e permite realizar biópsia. Este método além de mais moderno é muito mais eficiente do que a curetagem, pois torna-se possível avaliar todo o revestimento da cavidade uterina.

Conteúdo exclusivo do livro e site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Ginecologia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop

Matérias relacionadas:
Como saber se o feto está vivo na barriga?
Gravidez nas trompas
Causas do Aborto