O mau uso das lentes de contato

O mau uso das lentes de contato

Quais os cuidados necessários para evitar riscos no uso da lente de contato?
Dados do Sindioptica revelam que mais de 1, 7 milhão de brasileiros faz uso de lentes de contato. Trata-se de um mercado que tem muito, ainda, a crescer. Estudo da Unicamp demonstra que metade da população adulta do país (entre 18 e 39 anos) precisa de correção visual. O oftalmologista Dr. Renato Augusto Neves alerta que são muitos os usuários que negligenciam os cuidados com as lentes de contato, podendo gerar perigoa saúde dos olhos.

O especialista aponta os cinco erros mais comuns que podem comprometer a visão:

• A limpeza da caixa das lentes

Ela deve ser trocada, no mínimo, quatro vezes ao ano. Também é errado lavar e fechar a caixa ainda úmida mesmo que seja higienizada com a solução apropriada.

Se você não tem paciência para limpar e armazenar lentes de contato e caixinhas do modo mais seguro e higiênico possível, melhor considerar lentes descartáveis, óculos ou cirurgia ocular. As caixas que guardam as lentes de contato não está livre de contaminação.

• Usar as lentes por mais tempo do que o recomendado. Faz mal dormir com lente de contato?

Muitas pessoas acreditam que o pior só acontece com os outros. Assim, vão criando suas próprias regras, como usar as lentes de contato por mais tempo ou ainda dormir com elas. Mas o risco existe e é grande.

Quando estamos acordados, a córnea recebe oxigênio do ar e das lágrimas que lubrificam os olhos.

Quando estamos dormindo, a córnea recebe menos nutrientes, lubrificação e oxigênio.

Sendo assim, quando a pessoa não retira as lentes antes de dormir, ela está aumentando exponencialmente o risco de as lentes grudarem ou até mesmo arranharem a córnea. Caso haja microrganismos no local, uma infecção pode se instalar rapidamente.

• Colocar as lentes de contato antes ou depois da maquiagem?

Um dos erros mais comuns entre as mulheres é fazer toda a maquiagem e, por fim, colocar as lentes de contato. Esse equívoco na ordem certa de fazer as coisas pode causar prejuízos à visão.

Para evitar que as lentes sejam contaminadas, é importante que elas sejam colocadas antes da maquiagem e que sejam retiradas antes da remoção dos produtos de beleza.

Outro detalhe importante: quem faz uso de lentes não deve usar maquiagem à prova d’água, já que, em caso de contato, a limpeza das lentes será bastante dificultada ou impossibilitada.”

• Posso umedecer a lente de contato com saliva ou água comum?

Às vezes, a pessoa sente-se incomodada com as lentes de contato e, na ausência de material de higiene apropriado, toma iniciativa de reposicionar a lente, umedecendo-a com saliva ou água comum. Apesar de considerar uma ‘emergência’, novamente, é uma péssima ideia.

Quando o paciente passa saliva na lente é como se a estivesse mergulhando numa banheira de bactérias. Nesses casos, ou a pessoa usa soro fisiológico, ou recorre às lágrimas artificiais para limpar os olhos e as lentes numa emergência.

• Usar lentes prescritas há muito tempo

Tem gente que usa as mesmas lentes de contato prescritas há três, quatro, ou cinco anos.

Existe também aqueles que usam por um tempo, param, e depois resolvem voltar a usar as mesmas lentes.

Trata-se de um erro muito perigoso.

Primeiramente, por conta da provável contaminação do material. Depois, porque o grau pode ter sofrido variações ao longo dos anos. Por fim, porque deve ter expirado o prazo de validade do conjunto (lentes, solução, caixa) - aumentando o risco de infecção se o paciente insistir em não passar por nova consulta e adquirir lentes novas.

Desconsiderar sensação de incômodo provocada pelas lentes pode ser grave.

Procure seu médico oftalmologista para uma avaliação. Afinal, mesmo que o desconforto, a vermelhidão, ou ainda o embaçamento da visão sejamínimo, não vale a pena correr o risco de o quadro se agravar.Os olhos têm de estar sempre claros e transparentes.

Na presença de qualquer tipo de desconforto, vale a pena checar se está fazendo algo errado, lembrando que é preciso sempre lavar muito bem as mãos antes de tocar nas lentes e nos olhos, higienizar diariamente as lentes com solução apropriada, e usar lubrificante prescrito por um oftalmologista.

Categoria de Oftalmologiae médicos colaboradores

Sindióptica