Medicamentos e o sistema nervoso

Medicamentos e o sistema nervoso

Todas estas drogas têm ação central, que é seu mecanismo básico de ação. Os ansiolíticos têm ação depressora sobre o sistema nervoso central, enquanto os antidepressivos e os derivados de anfetamina têm ação estimulante. O neurologista Prof. Dr. Milberto Scaff, autor do capítulo de neurologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel),esclarece que os antidepressivos são extremamente usados, seja como medicação para os distúrbios psíquicos (depressão, distúrbio obsessivo-compulsivo, doença do pânico), seja como analgésicos de ação central. Não causam dependência física, podendo ser usados por tempo prolongado sem grandes problemas. Seus efeitos colaterais são bastante conhecidos e normalmente facilmente administráveis.

Já os ansiolíticos e os derivados da anfetamina causam dependência física em algumas semanas. Com a retirada da medicação o paciente apresenta ansiedade intensa, além de que o uso prolongado pode provocar déficit de memória. Daí a recomendação para que essas medicações não ultrapassem o período de quatro a oito semanas, a não ser que a patologia tratada necessite de um tempo maior de medicação.

Importante alertar também que quem faz uso de qualquer uma dessas medicações citadas deve evitar o uso de bebidas alcoólicas. O álcool é um potente depressor do sistema nervoso central. O uso associado de medicações com ação central leva a uma soma de efeitos que podem interferir com a atividade motora, o raciocínio e a percepção do indivíduo.

Clique no linke leia mais matérias da categoria Neurologia

Veja também:
Medicamentos que agridem o estômago: como proteger e modo de usar

Conteúdo do livroMedicina Mitos e Verdades(Carla Leonel ). Perguntas e Respostas. Capítulo de neurologia. Médico responsável Prof. Dr. Milberto Scaff (Prof. Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/FMUSP).