Não há contraindicação formal à amamentação na vigência de um quadro gripal materno. O risco de contaminação para o bebê se dá pela proximidade com a mãe durante a amamentação e, assim, há maior chance de entrar em contato com as partículas virais eliminadas em secreção nasal e salivar. Como, por exemplo, se a mãe tossir ou espirrar durante a amamentação.  O pediatra Dr. Cláudio Schvartsman orienta o uso de máscara pela mãe durante a amamentação e lavagem rigorosa das mãos para contato com o bebê.

Durante qualquer doença viral na mãe, existe a possibilidade de excreção viral no leite. No entanto, como já citado, o contato com o vírus através do trato gastrintestinal não gera doença e, sim, o contato com secreção nasal ou salivar materna. Ou seja, evite também beijar seu filho caso esteja gripada!

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Capítulo de Pediatria. Médico responsável Dr. Cláudio Schvartsman. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matérias relacionadas:
Dor de garganta em crianças e bebês
Quando é necessário operar as amigdalas
Causas e tratamento da dor de garganta

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.