MÃE COM GRIPE PODE AMAMENTAR?

Não há contraindicação formal à amamentação na vigência de um quadro gripal materno. O risco de contaminação para o bebê se dá pela proximidade com a mãe durante a amamentação e, assim, há maior chance de entrar em contato com as partículas virais eliminadas em secreção nasal e salivar. Como, por exemplo, se a mãe tossir ou espirrar durante a amamentação.  O pediatra Dr. Cláudio Schvartsman orienta o uso de máscara pela mãe durante a amamentação e lavagem rigorosa das mãos para contato com o bebê.

Durante qualquer doença viral na mãe, existe a possibilidade de excreção viral no leite. No entanto, como já citado, o contato com o vírus através do trato gastrintestinal não gera doença e, sim, o contato com secreção nasal ou salivar materna. Ou seja, evite também beijar seu filho caso esteja gripada!

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Capítulo de Pediatria. Médico responsável Dr. Cláudio Schvartsman. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matérias relacionadas:
Dor de garganta em crianças e bebês
Quando é necessário operar as amigdalas
Causas e tratamento da dor de garganta

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.