Inflamação dos ovários: ooforite

Inflamação dos ovários: ooforite

O que é ooforite?
A palavraooforite significa inflamação do ovário. Esta palavra vem do grego:
• Oóforo = ovário
• lte = inflamação
Portanto, ooforite também chamada de ovarite é a inflamação do ovário - veja a ilustração. Pode atingir um ou os dois ovários, ser aguda, crônica ou autoimune.

A ooforite é aguda quando ocorre apenas um episódio e, normalmente, é causada por consequência de bactérias (estreptococos, estafilococus, gonococos ou bacilos do grupo coli) queatinge um ou ambos os ovários. A ooforite aguda pode surgir também após um episódio de caxumba. O tratamento é feito com antibiótico e anti-inflamatório.

A ooforite se torna crônica quando ocorre infecções repetidas. Esta situação pode ser em decorrência de inflamação nas trompas causada pelo refluxo do sangue da endometriose que alcança os ovários. Nos casos graves que não respondem ao tratamento pode ser necessária a remoção dos ovários. Neste caso a mulher entra em menopausa cirúrgica – clique no link azul e saiba mais sobre as doenças assinaladas.

Ooforite autoimune é rara. Como toda doença autoimune caracteriza pelo descontrole do sistema autoimune que ataca o próprio organismo. Na ooforite autoimune ocorre a destruição das células do ovário causando a infertilidade. Clique no link azul e entenda mais sobre doenças autoimunes.

Sintomas do ooforite
• Dor na região pélvica que podetambém refletirno abdome,
• Febre,
• Mal-estar,
• Vômitos e enjoos,
• Desconforto, dor ou ardor para urinar,
• Secreção ou sangramento vaginal,
• Dor na relação sexual – clique no link azul e saiba mais sobre dor na relação sexual.

Diagnóstico
Além dos exames de sangue é necessária a realização da ultrassonografia pélvica e laparoscopia para confirmação do diagnóstico já que a ooforite pode ser confundida com outras patologias e doenças tais como apendicite, gravidez nas trompas, cistos no ovário etc.

A informação é uma forma de prevenção. Compartilhe informações de saúde. O diagnóstico precoce evita que a doença se agrave dificultando o tratamento.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Ginecologia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matérias relacionadas:
Por que eu menstruo por muitos dias?
Causas de coágulos na menstruação
Causas da cólica menstrual