7 sintomas de alerta para trombose: causas e tratamento

7 sintomas de alerta para trombose: causas e tratamento

Alerta aos sintomas da trombose. Ela pode ser arterial, ou seja, originada das artéria, ou trombose venosa, por problemas de coagulação no sangue dentro das veias. Neste artigo você irá esclarecer todas as suas dúvidas e conhecer as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento para esta doença que provoca dor, atinge as pernas.

O que é trombose?
Trombose vem da palavra trombo. Trombo significa coágulos de sangue. Quando os coágulos se solidificam, se transforma em uma massa sólida dentro dos vasos caracterizando a trombose - veja a ilustração. Existem dois tipos de trombose. A trombose venosa (venosa = veias) e a trombose arterial (arterial = artérias).

Qual a diferença de artérias e veias?

Artériassão os vasos sanguíneos que levam o sangue do coração para o resto do corpo.

Veias são os vasos sanguíneos que fazem o caminho de volta. Retornam o sangue das extremidades do corpo para o coração.

O que diferencia a trombose venosa da trombose arterial?

A trombose arterial é mais grave pois envolve as artérias que levam o sangue do coração para o resto do corpo provocando infarto ou necrose do tecido por estes não estarem recebendo o oxigênio que deveria ser levado pelo sangue.

Dependendo do local e da extensão da trombose o risco aumenta, podendo levar a morte.

Nas artérias do cérebro causa o derrame (AVC - Acidente Vascular Cerebral). Nas artérias que irrigam as pernas pode causar a morte do tecido (chamado de gangrena).

Já a trombose venosa também conhecida por flebite é a coagulação do sangue dentro das veias. Dificilmente causam gangrena ou risco de morte e normalmente atingem os membros inferiores (pernas).

Os sintomas são dor, vermelhidão e inchaço nas pernas. Caso não seja tratada adequadamente o coágulo pode se desprender da veia e viajar até a artéria pulmonar caracterizando uma embolia pulmonar - clique no link azul e leia mais.

Instalada a embolia, o paciente sente repentina e forte falta de ar. Neste caso é necessário procurar assistência médica imediata para evitar uma evolução ao óbito.

Sinal de alerta: os 7 principais sintomas indicam a formação de coágulos sanguíneo

Em quase 50% dos casos os trombos não apresentam sintomas o que dificulta o diagnóstico. Entretanto alguns sinais merecem atenção e devem ser investigados, tais como:

1.Após uma cirurgia, sentir uma dor diferente que a da dor da cirurgia em si;
2.Vermelhidão ou mudança de cor ao longo da perna;
3.Inchaço na perna (piora durante o dia e melhora a noite, com o repouso);
4. Enrijecimento da pele;
5. Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo;
6. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio (indica embolia pulmonar) - procure assistência médica com urgência;
7.Tosse com sangue (sintoma de embolia pulmonar).

A trombose entope totalmente as veias ou artérias?

Não necessariamente. Os trombos podem ser não oclusivos (artéria de grande calibre, com fluxo intenso, que não entope o vaso) e os oclusivos (artérias e veias menores, de pequeno calibre que ficam totalmente obstruídos)

Trombose se trata com cirurgia ou medicamento?

A trombose de veias superficiais habitualmente é sem gravidade, trazendo apenas repercussões inflamatórias locais, mais conhecidas como flebite superficial. O tratamento é feito com anticoagulantes orais tipo Heparina ou Varfarina.

A trombose das veias profundas das pernas, quando bem tratada, normalmente não precisa de cirurgia, apesar de necessitar de ambiente hospitalar.

Além de anticoagulantes que impedem a formação do trombo e a evolução da trombose, administra-se fibrinolíticos por via endovenosa que destroem o trombo (coágulos), prevenindo a embolia pulmonar.

Causas da trombose

• Cirurgias recentes de joelho, quadril ou pancadas fortes;
•Fratura nas pernas ou na região pélvica;
• Cirurgias de grande porte;
• Repouso absoluto (ficar sentado ou deitado por muito tempo, prejudica o fluxo sanguíneo);
•Histórico familiar de trombose;
• Gravidez e pós parto em pacientes com histórico familiar de trombose;
•Fumo;
•Desidratação: deixa o sangue mais viscoso (consuma bastante água e evite bebidas alcoólicas);
Obesidade;
•Insuficiência cardíaca;
• Viagens longas de avião: faça exercícios com os pés e caminhe de tempos em tempos pelo corredor da aeronave;
• Existência de varizes;
• Hipercoagulação do sangue por uso de anticoncepcionais, tratamento hormonal ou alguns tipos de câncer. Leia o artigo complementar: Riscos e benefícios da pílula anticoncepcional;
•Trombofilias (doenças da coagulação como anticorpo antifosfolipídio);
Colesterol e triglicerídeos elevados

Quais os exames que confirmam o diagnóstico da trombose?

Ultrassonografia com doppler: avalia o estado das veias dos membros inferiores e consegue identificar eventuais coágulos.

Dosagem sanguínea do dímero D: teste de triagem que, se negativo, praticamente exclui a hipótese de tromboembolismo mas, se positivo, sugere a presença de um trombo ou embolia no organismo, sendo necessário confirmação por outros exames radiológicos.

Por que meias elásticas ajudam a prevenir trombose?

Quando as veias se dilatam, elas dificultam o funcionamento das válvulas que tem a função de retornar o sangue ao coração. As meias tem a função de aproximar essas válvulas facilitando este bombeamento. Porém, essas meias não devem ser muito apertadas e é importante ter o tamanho correto das pernas de cada pessoa. Caso contrário, não surtirá o efeito desejado.

Fonte:site de saúde Medicina Mitos e Verdades, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad.

Leia também:
Por que tenho varizes? Causas, sintomas, complicações e prevenção