GRIPE

A gripe propriamente dita dura, na fase aguda, 4 ou 5 dias independente de tomar qualquer remédio. A doença se instala provocando febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar e tosse. Quando não se complica, evoluindo para pneumonia, por exemplo, a pessoa ainda fica durante curto tempo acometida por um pouco de mal-estar e tosse com expectoração (expulsão de catarro). É a fase da convalescença que pode permanecer por mais duas ou três semanas.

O Prof. Dr. Vicente Amato Neto, autor do capítulo de infectologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) alerta, que caso os sintomas da fase aguda da gripe ultrapasse 5 dias, já não se trata mais de gripe. Pela sua sintomologia, a gripe acabou se tornando um rótulo muito genérico para todas as afecções do aparelho respiratório, entre elas resfriado, faringite, laringite, traqueíte, bronquite e pneumonia. Estas são causadas por um enorme número de agentes mas, alguns médicos e a comunidade em geral, as chamam de "gripe". Vale ressaltar que o resfriado é causado por outros tipos de vírus e apesar dos sintomas serem semelhantes aos da gripe, não provoca febre alta.

Na maioria das vezes, o tratamento da gripe se resume apenas em minorar os sintomas, ou seja: repousar, beber muito líquido, alimentar-se bem, tomar remédio contra dor de cabeça, contra febre e dor no corpo. Não adianta ir à farmácia e tomar uma injeção, que não cura a gripe, apesar de aliviar os seus sintomas. Com relação aos antigripais, eles são compostos de remédio para tosse e para dor, e às vezes um pouco de cafeína, que além de aliviar a dor é estimulante. Vale ressaltar que dispomos no mercado brasileiro de droga antiviral eficaz contra gripe, desde que tomada muito precocemente em relação ao início dos sintomas (oseltamivir/Tamiflu®).

Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel )  Capítulo de infectologia. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também matérias relacionadas:
Dor de garganta
Quando é necessário operar as amigdalas
Gripado de novo? Não. Você não está com gripe.
Conheça as doenças mais frequentes do Inverno
Dengue pode ser confundida com gripe - medicamentos deve ser evitados por risco de morte

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.