FEBRE BAIXA

É considerado normal a temperatura média do corpo que varia de 35,9 a 37,2ºC. A alteração da temperatura, sendo ela baixa ou alta, é indicação que algo não está bem em nosso organismo. Veja abaixo como qualificar o estado térmico e a temperatura corpora.
Estado Térmico/Temperatura (°C)
• Abaixo do normal :34º- 36º
• Normal: 36º- 37º
• Estado febril: 37º- 38º
Febre: 38º - 39º
• Febre alta (pirexia): 39º- 40º
• Febre muito alta: (hiperpirexia) 40º - 41º

Quando uma pessoa normal acorda depois de ter dormido bem, ela tem uma temperatura em torno de 35,5° C (medida na axila). Ao final de um período de atividades, a temperatura pode chegar a 36,8° C ou até 37,0° C graus.

Temperatura abaixo de 35,0° C indica uma situação anormal. É uma ocorrência que exige providência médica. Segundo o infectologista Prof. Dr. Vicente Amato Neto, a temperatura baixa sempre é mais alarmante que a alta. Sinaliza uma doença grave do aparelho circulatório ou de outras regiões do organismo: falência cardíaca, estado de coma, de choque ou cetose diabética (aumento descontrolado do açúcar no organismo - não há insulina em quantidades suficientes para metabolizar a glicose - caracterizado por dor de cabeça, náuseas, vômitos, distúrbios visuais e hálito doce).

No caso de febre alta, vale esclarecer que o ato de baixar a febre é uma prática que visa apenas aliviar o mal-estar enquanto se descobrem ou se combatem as causas da temperatura alta. Baixar a febre não significa estar curado da doença. É importante ressaltar também, que a temperatura medida na boca ou no ânus é diferente, acusando sempre valores mais altos.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto grifado. Clique nelas para ler. Veja também artigo relacionado: Para que servem e como agem os analgésicos e antitérmicos 

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.