Como evitar a dor de ouvido após nadar?
A entrada de água nos ouvidos não é saudável porque elimina a cera, proporcionando a maceração da pele do canal auditivo externo e criando situação favorável à infecção. Uma medida que pode ajudar bastante aqueles que praticam natação regularmente é a utilização de tampões protetores, que evitam a penetração de grandes quantidades de água. Uma observação importante é que esses tampões devem ser de material inerte para a pele, de preferência feitos à base de silicone incolor, pois o contato de corantes ou acrílico com a pele do canal pode ocasionar reações alérgicas e piorar a situação, ao invés de proteger.

Em relação à alergia, é comum o quadro de reação aos produtos químicos usados no tratamento da piscina, fato que agrava ainda mais os efeitos da água sobre a pele do canal auditivo externo. Uma outra medida de proteção, além do uso de tampões, é enxugar bem os ouvidos após o banho. Isto poderá ser feito com o uso de secadores de cabelo, com jato de ar não muito aquecido direcionado para o canal, ou pingando-se uma gota de álcool comum (75 graus) em cada ouvido. A manobra com secadores é a melhor. Apesar de todas essas medidas, muitas pessoas continuam a ter problema auditivos quando nadam. Nessas circunstâncias, o melhor é mudar de esporte pois, provavelmente, a pele desses indivíduos apresenta características próprias de inadequação ao contato com a água ou com um componente alérgico importante aos produtos utilizados em piscinas.

Clique no link e leia também: Causas de ouvido entupido e Otites e Nevralgia

Prof. Dr. Oswaldo Laércio M. Cruz é autor do capítulo de otorrinolaringologia do livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel). *Matéria do livro. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.