Dá-se o nome de metabolismo às reações químicas que ocorrem no organismo para mantê-lo vivo e saudável, e que o levam a gastar energia. A energia total gasta pelo indivíduo durante um dia chama-se gasto energético total diário, que compreende:

• Metabolismo basal: metabolismo para manutenção da vida, como batimentos cardíacos, respiração etc. Esse gasto depende do sexo (maior em homens), do peso e da altura (maior quanto maior for o peso e/ou a altura).

Por incrível que possa parecer, o obeso tem um metabolismo elevado quando comparado ao indivíduo de peso normal, uma vez que carrega um peso maior e, à medida que ele emagrece, esse metabolismo diminui. Indubitavelmente, no entanto, existem pessoas com metabolismo basal diminuído e, nestes, a tendência à obesidade é óbvia.

• Gasto energético induzido pelo alimento: para sua digestão, absorção e estoque ou utilização como combustível. Fracionar refeições, comer alimentos com um teor calórico menor (caloricamente menos densos) e alimentos ricos em fibras podem levar ao aumento do gasto energético induzido pelo alimento.

• Gasto energético induzido pelo exercício: altamente variável, de acordo com a atividade física voluntária e involuntária. Porém, qualquer condição que limite a atividade física do indivíduo restringindo-o ao leito, como imobilização por uma fratura, depressão intensa ou mesmo estado pós-operatório, pode levar à diminuição do metabolismo.

Aumentar a atividade física voluntária  — esportes, exercícios físicos, como subir escada e caminhar — pode aumentar o gasto induzido pelo exercício.

O endocrinologista Prof. Dr. Alfredo Halpern esclarece que a causa mais comum de doenças que causam a diminuição do metabolismo são distúrbios da tireoide (hipotireoidismo). Já o hipertireoidismo (excesso de atividade da tireoide) causa aumento do metabolismo.

Prof. Dr. Alfredo Halpern é autor do capítulo de endocrinologia do livro Medicina Mitos e Verdade (Carla Leonel). *Matéria do livro. Todos os direitos reservados.

Clique no link azul e leia matérias relacionadas:
Comer pouco faz engordar
Por que eu tenho tendência para engordar?
Os maiores enganos nas dietas de emagrecimento

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link ativo.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.