Entenda como funciona o metabolismo

Entenda como funciona o metabolismo

Dá-se o nome de metabolismo às reações químicas que ocorrem no organismo para mantê-lo vivo e saudável, e que o levam a gastar energia. A energia total gasta pelo indivíduo durante um dia chama-se gasto energético total diário, que compreende:

• Metabolismo basal: metabolismo para manutenção da vida, como batimentos cardíacos, respiração etc. Esse gasto depende do sexo (maior em homens), do peso e da altura (maior quanto maior for o peso e/ou a altura).

Por incrível que possa parecer, o obeso tem um metabolismo elevado quando comparado ao indivíduo de peso normal, uma vez que carrega um peso maior e, à medida que ele emagrece, esse metabolismo diminui. Indubitavelmente, no entanto, existem pessoas com metabolismo basal diminuído e, nestes, a tendência à obesidade é óbvia.

• Gasto energético induzido pelo alimento: para sua digestão, absorção e estoque ou utilização como combustível. Fracionar refeições, comer alimentos com um teor calórico menor (caloricamente menos densos) e alimentos ricos em fibras podem levar ao aumento do gasto energético induzido pelo alimento.

• Gasto energético induzido pelo exercício: altamente variável, de acordo com a atividade física voluntária e involuntária. Porém, qualquer condição que limite a atividade física do indivíduo restringindo-o ao leito, como imobilização por uma fratura, depressão intensa ou mesmo estado pós-operatório, pode levar à diminuição do metabolismo.

Aumentar a atividade física voluntária — esportes, exercícios físicos, como subir escada e caminhar — pode aumentar o gasto induzido pelo exercício.

O endocrinologista Prof. Dr. Alfredo Halpern esclarece que a causa mais comum de doenças que causam a diminuição do metabolismo são distúrbios da tireoide ( hipotireoidismo ). Já o hipertireoidismo (excesso de atividade da tireoide) causa aumento do metabolismo.

Prof. Dr. Alfredo Halpern é autor do capítulo de endocrinologia do livro Medicina Mitos e Verdade (Carla Leonel). *Matéria do livro.

Leia matérias relacionadas:
Comer pouco faz engordar
Por que eu tenho tendência para engordar?
Os maiores enganos nas dietas de emagrecimento