O catarro nas fezes é o muco secretado pelas células dos intestinos. Ele, normalmente, existe em quantidade não visível e vem misturado nas fezes. Quando o muco aumenta, se parece com catarro branco ou amarelado, semelhante àquele que eliminamos pela boca, quando vindo dos pulmões por meio da tosse. A eliminação de muco nas fezes pode vir misturado nas fezes ou puro (apenas o muco, sem as fezes).

Segundo o Prof. Dr. Luiz Chehter, autor do capítulo de gastroenterologia do livro medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel), a ocorrência do aumento desse muco é consequência de uma inflamação intestinal, como acontece nas seguintes doenças:
Parasitose intestinal como amebíase e schistossomose;
Inflamações causadas por bactérias como salmonella, shigella e Clostridium difficile;
Pólipos ou câncer dos cólons;
• Pós-radioterapia;
• Doença inflamatória intestinal;
Síndrome do intestino irritável.

Atenção: é importante estar atento quando o catarro vem misturado com sangue vivo pois indica doenças mais graves. Neste caso, o seu aparecimento nas fezes não é normal. Deve-se, portanto, procurar a doença causadora e tratá-la especificamente.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.