DOR NA RELAÇÃO SEXUAL

Dor na relação sexual
Tanto as causas orgânicas como as emocionais podem influenciar na qualidade da relação sexual.  As causas emocionais são consideráveis em várias situações e são provocadas, basicamente, por traumas, especialmente os adquiridos na infância e adolescência, pelo estresse, excesso de trabalho e mau relacionamento afetivo entre os parceiros. Deve-se realçar a importância do parceiro em preparar a mulher para a relação, pois a não receptividade pode tornar o processo doloroso. É importante que esse jogo amoroso seja adequado e no tempo certo. As causas orgânicas são atribuídas a algumas etiologias como, por exemplo:

Anexite: processo inflamatório nos ligamentos que sustentam o útero na bacia, podendo algumas vezes atingir as trompas e, mais excepcionalmente, os ovários.  Os sintomas mais frequentes incluem corrimento com mau cheiro, além de dor no baixo-ventre, que pode piorar com esforços e no ato sexual. A anexite mal diagnosticada e não tratada adequadamente pode evoluir para uma peritonite pélvica (inflamação do peritônio - membrana que reveste os órgãos abdominais) com exacerbação dos sintomas, que poderão ser acompanhados de febre. O tratamento de uma anexite envolve o uso de anti-inflamatórios e antibióticos. Um cuidado que sempre precisa ser tomado é a pesquisa da presença de clamídia (bactéria no colo do útero ou na vagina). A clamídia tem um tratamento específico que, se não realizado adequadamente, pode resultar em anexite e esterelidade.

Endometriose: migração dos tecidos que revestem o interior da cavidade do útero para a parede uterina, trompas, ovário ou peritônio. Clique no link para ler matéria completa.

Afastadas essas causas, o ginecologista Prof. Dr. Thomaz Gollop esclarece que a dor pélvica é uma queixa muito comum e em casos especiais exige tratamento multidisciplinar. Uma abordagem moderna poderá incluir, com muito sucesso, a acupuntura.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também outros assuntos na categoria Ginecologia

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Ginecologia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop. 



Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.