Dicas para evitar as picadas e coceiras dos pernilongos e Aedes aegypti

Dicas para evitar as picadas e coceiras dos pernilongos e Aedes aegypti

Nada mais desconfortável do que as picadas dos terríveis mosquitos. Além de coçar, a área picada pode inchar. Algumas pessoas desenvolvem reações alérgicas. Outras, nem coceira sentem.

A picada de pernilongo, apesar de incômoda, é inofensiva. No caso do Aedes aegypti pode conter o vírus da Dengue, Zica, Chikungunya ou Febre Amarela, doenças debilitantes que podem até mesmo levar a morte. Se o mosquito estiver contaminado, os sintomas da doença se manifesta entre 3 e 15 dias após a picada. O primeiro passo para a prevenção é eliminar os focos de água parada, local onde os ovos são depositados, se desenvolvem e nascem.

DIFERENÇAS ENTRE O PERNILONGO E O AEDES AEGYPTI

Pernilongos

1. Não gostam de ambientes quentes e costumam se proteger dentro de casa. O horário preferido do ataque é ao entardecer e a noite.

2. Apesar de barulhentos, são mais lentos: não é difícil capturá-los.

3. Podem picar o corpo todo, mas preferem as partes mais finas, vascularizadas e quentes por serem mais fáceis de picar. Atormentam o sono, pois são atraídos pelo gás carbônico exalado da nossa respiração.

4. O local preferido para a reprodução é em água suja, principalmente, com matéria orgânica.

5. São de cor marrom e não possuem marcações no corpo ou patas.

Aedes aegypti

1. São mais ativos de dia, principalmente, no início da manhã e no fim da tarde. Dificilmente picam a noite. Adoram os períodos de chuva quando conseguem se reproduzir.

2. Ágeis, fogem rapidamente de qualquer movimento brusco.

3. Costumam voar baixo e tem preferência pelos pés, tornozelos e pernas.

4. A reprodução acontece em água limpa e parada.

5. São pretos e possuem listras brancas no corpo, pernas e cabeça.

Por que só sentimos o ataque após a picada?

Os mosquitos injetam várias enzimas em sua pele com funções anestésica e anticoagulante. Por isso o sangue não coagula e ele consegue sugá-lo. Sob o efeito do “anestésico”, você também não sente a picada. Porém, após alguns minutos, seu sistema imunológico desencadeia uma reação de defesa para combater a ação dessas enzimas.

Quando a pessoa é mais sensível a alergias, a histamina liberada pelo corpo se eleva na circulação sanguínea, deixando a pele vermelha, inchada e causando uma intensa coceira. Ela é de maior ou menor intensidade de acordo com a sensibilidade alérgica de cada um. O anti-histamínico e/ou pomadas específica (Andantol®, por exemplo) ajudam aliviar a coceira.

Quantas vezes posso ser picado por um mesmo pernilongo?

Várias. Após a cópula, a fêmea necessita do seu sangue para o desenvolvimento e maturação dos ovos. Se você se movimentou durante a picada, ela pode não ter conseguido sugar todo o sangue que necessita e voltará a te picar. Mas se sentir-se satisfeita, se afastará até completar a digestão, que dura, em média, 45 minutos. O pernilongo-macho não pica. Ele se alimenta do açúcar presente no néctar e na seiva das plantas.

Para ficarmos livres das picadas do pernilongo, qual é o tempo que ele necessita para sugar nosso sangue e sentir-se satisfeito?

Ele precisa absorver em média, duas a três vezes do próprio peso em sangue para estar satisfeito. Isso demora cerca de 90 segundos de “trabalho”, ou seja, 1 minuto e 30 segundos, o que não significa que te isenta de tentativas em outros locais do seu corpo.

DICAS PARA EVITAR PICADAS E COCEIRA

1. A temperatura ideal para a sobrevivência e bem-estar dos mosquitos varia de 26ºC a 28ºC. No clima muito quente, acima de 42º, eles morrem. E abaixo de 18ºC, hibernam. Uma boa dica é ligar o ar-condicionado! O vento também o espanta.

2. Quando o pernilongo se aproxima, ele está sondando seu corpo na procura da região mais quente e onde há pele descoberta. Use roupas compridas e, se quiser se livrar das picadas nos pés, coloque meias.

3. Os pernilongos se adaptam melhor no escuro. Locais com interferências de reflexos luminosos atrapalham sua visão. Ambientes mais escuros facilitam o ataque. Para enganá-los use roupas coloridas.

4. Pessoas com pele clara também são mais facilmente identificadas na escuridão.

5. Tentar espantar o pernilongo abanando a mão no escuro só o ajudará a te encontrar mais facilmente, pois como eles não conseguem focar uma imagem parada, o movimento ajuda a estimular sua visão como uma onda de infravermelho. Pelo olfato, também conseguem te localizar até 30 metros de distância.

6. Quando você acende a luz, eles fogem e se fixam em um canto para reacomodar a visão. Se você conseguir matá-lo descobrirá se está suficientemente alimentado pela quantidade de sangue que ficar na parede. Não precisa usar força para abater um pernilongo. Uma leve palmadinha mata tal como uma chinelada.

6. Ao picar ou ferroar, os insetos injetam veneno junto, que é o que causa a coceira e inchaço no local. Coçar a região pode fazer o veneno espalhar e aumentar ainda mais a coceira.

7. Use repelentes e inseticidas. Observe as precauções e indicações de idade.

8. Mantenha-se limpo. Mosquitos são atraídos pelo odor do corpo. Eles amam o cheiro de suor.

9. Nunca deixe acumular água parada. É um ninho perfeito para criadouro do Aedes. Para eclosão do ovo e desenvolvimento do mosquito até sua forma adulta, demora até 10 dias. Desta forma, indica-se a verificação de locais com água parada pelo menos uma vez na semana para interromper o ciclo de vida do mosquito.

10. Épocas de chuva e calor aumenta a incidência dos mosquitos. Temperatura elevada, também acelera a transformação do ovo em mosquito adulto. Proteja-se em dobro neste período.

Leia artigos relacionados:
Aedes aegypti (incubação, sintomas e tratamento da Dengue)
O modo correto de usar o repelente