Dengue pode ser confundida com gripe

Dengue pode ser confundida com gripe

Dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e mais de 100 milhões de pessoas no mundo já foram infectadas pelo vírus. É um problema de saúde pública e, em 2015, foram registrado 1.649.008 casos no Brasil. Número recordista desde 1990. Existem quatro variações diferentes de vírus da dengue, o que faz com que as pessoas possam contrair a doença até quatro vezes ficando imunizadas apenas pelo vírus que já contraiu. A dengue pode evoluir para a forma hemorrágica com comprometimento de órgãos vitais como fígado, coração e sistema nervoso e complicações como hemorragia digestiva e choque hipovolêmico (clique no link azul e saiba mais sobre choque).Neste caso, a taxa de mortalidade supera os 10% dos casos.

Transmissão
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico que pica apenas durante o dia. Costuma voar baixo e tem preferência pelos pés, tornozelos e pernas. A transmissão da dengue não ocorre de uma pessoa para outra sendo necessária a picada do mosquito para contrair a doença. Quem pica sempre é a fêmea, que se alimenta de sangue humano e deposita seus ovos em água parada (limpa ou suja) para reproduzir seus filhotes.Por isso é de extrema importância eliminar os focos do mosquito evitando deixar recipientes com água parada.

Incubação
Após ser picado pelo Aedes aegypti, os sintomas da doença costumam se manifestar entre 3 e15 dias.

Sintomas
Apesar de existir quatro tipos de vírus, os sintomas são os mesmos. A gravidade não tem ligação com o tipo do vírus e sim com a evolução para a forma hemorrágica devido a lesões nos vasos sanguíneos. Por outro lado existem pessoas picadas pelo Aedes aegypti que não apresentam qualquer sintoma pois nem sempre o mosquito está contaminado com o vírus da dengue.

Os sintomas podem se apresentar de forma leve a intenso e não necessariamente o paciente sente todos os listados abaixo:
• Febre alta ( 38ºa 40º graus) que dura de 2 a 7 dias,
• Dor de cabeça intensa,
• Dor no corpo e nas articulações,
• Dor atrás dos olhos,
• Falta de apetite,
• Muito cansaço,
• Pode ocorrer náuseas e vômitos,
• Em alguns casos surgem erupção e coceira na pele (a partir do 4º dia).

Na forma hemorrágica acrescentam-se os sintomas:
• Suor frio,
• Pressão baixa,
• Mão pegajosa e pele fria,
• Sangramentos na gengiva ou no nariz,
• Dor nas costas,
• Fezes escuras.

O período de maior gravidade começa depois dos três primeiros dias após o desaparecimento da febre. O dengue hemorrágico pode evoluir à morte por consequência do choque hipovolêmico caracterizado pela falha do sistema circulatório que dificulta a manutenção do volume adequado de sangue aos órgãos vitais. Consequentemente, a pressão arterial se torna demasiada baixa para manter a pessoa viva. É uma condição de perigo de vida que requer tratamento imediato e intensivo.

Diagnóstico
Exames de sangue com contagem de hematócrito e plaquetas ajudam no diagnóstico mas a comprovação é realizada apenas através de sorologia que detecta a presença de anticorpos contra o vírus da dengue a partir do quarto dia da doença.Atualmente é possível ter o resultado positivo em apenas 20 minutos por meio do teste Assure IgA Teste Rápido com sensibilidade de 85% a 90% de detecção da dengue.

Na suspeita de dengue procure imediatamente assistência médica. Ela pode ser confundida com gripe e outras doenças como meningite e leptospirosesendo que pacientes com dengue devem evitar medicamentos que agravam o risco de hemorragia. Entre eles podemos citar:
Ácido acetilsalicílico: AAS®, Aspirina®, Melhoral® etc: o ácido acetilsalicílico (AAS) diminui o número de plaquetas responsável pela coagulação do sangue favorecendo, portanto, as hemorragias.
Anti-inflamatórios: Voltaren®, Profenid® etc: aumentam o risco de hemorragia digestiva.

Tratamento
Não existe tratamento contra o vírus da dengue. O processo é autolimitado, ou seja, cura sozinho. É importante, porém, manter o corpo muito bem hidratado, repousar e evitar tomar medicamentos por conta própria pois, como já explicamos acima, alguns remédios podem desencadear a forma hemorrágica da doença. Seu médico irá receitar a medicação correta para aliviar os sintomas de dor e febre.

Vacina
Desde o início deste ano de 2016, a única vacina existente e aprovada pela ANVISA até o presente momento é a fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Com o nome de Dengvaxia® a comprovação de segurança limita-se a indivíduos entre 9 e 45 anos e está contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida. Deve ser tomada em 3 doses com intervalo de 6 meses entre cada uma. Tem indicação terapêutica na prevenção dos quatro tipos de vírus da dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4) mas não oferece imunidade contra os vírus da Zika e Chicunguya. A eficácia da vacina contra a dengue gira em torno de 80, 8% dos imunizados.

Reconheça o Aedes aegypti - veja a ilustração
• Tamanho pequeno: mede em média, 0, 5 cm de comprimento;
• Cor: preto com riscos brancos no dorso, pernas e cabeça;
• É silencioso: não faz ruído como o pernilongo;
• Voam a uma altura média de 0, 5 metros do solo, por isso picam preferencialmente os pés, tornozelos ou pernas.
• São diurnos: preferem o começo da manhã e o fim de tarde, quando o sol não está tão forte. Não picam a noite. Adoram os períodos de chuva quando conseguem se reproduzir.

Leia artigos relacionados:
O modo correto de usar o repelente
Dicas para evitar coceira e picadas do pernilongo e Aedes aegypti

Medicina Mitos e Verdades: médico infectologista Prof. Dr. Vicente Amato Neto