COMO TOMAR E PARA QUE SERVE A VITAMINA C

É importante pensar em suplementação de vitaminas, pois nenhum alimento possui todas as substâncias nutricionais necessárias para a boa saúde do organismo. Mesmo para aqueles que se alimentam de forma correta, alguns nutrientes não são 100% absorvido pelo corpo.  Um simples problema digestivo, por exemplo, já prejudica a assimilação e absorção de vitaminas e minerais dos alimentos. A correria do dia a dia é outro fator que dificulta uma alimentação que inclua todas as substâncias necessárias para manter seu corpo e imunidade protegidos.

Os suplementos têm o papel de auxiliar neste complemento e a vitamina C é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e combater os processos inflamatórios. Conhecida também pelo nome ácido ascórbico, esta foi a primeira vitamina a ser estudada e registrada na história da Medicina. 

Confira os benefícios e doses recomendadas:

•  Melhora a resistência contra gripes e resfriados;

• Acelera a cicatrização de feridas;

•  Tem ação oxidante;

• Protege contra os males da poluição e cigarro;

•  Previne o diabetes;

•  Combate as doenças da gengiva;

•  Controla a asma;

•  Reduz o colesterol;

•  Melhora a infertilidade masculina;

• Aumenta a proteção contra alguns tipos de câncer;

• Diminui o risco de doenças degenerativas;

• Retarda o envelhecimento;

• Ajuda na defesa contra doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e derrame;

• Fundamental na síntese do colágeno, fortalecendo tecidos da pele, tendões, cartilagens, ossos, dentes etc.

A vitamina C pode ser encontrada em grandes quantidades nas frutas, no tomate e nos vegetais folhosos.  Para evitar a deficiência, o consumo deve ser regular já que a vitamina C é do grupo das vitaminas hidrossolúveis, ou seja, é dissolvida em água e o excedente eliminado pelo corpo através da urina. O modo de preparo também influi na concentração da vitamina no alimento. Procure consumir por meio de saladas, sucos ou chá frio para usufruir de todo o potencial nutritivo. Os alimentos, quando aquecidos ou fritos perdem grande parte de suas vitaminas. 

As 10 frutas mais ricas em vitamina C 

Ao contrário do que você imagina, não é a laranja ou o limão que estão em primeiro lugar. Vamos conferir? 

Para efeito de comparação, os dados abaixo se referem à quantidade de vitamina C em porção de 100 g. Lembrando que uma fruta inteira pode ter mais ou menos que este peso.  Por exemplo: uma laranja inteira tem aproximadamente 130 g (70 mg de vitamina C). No cálculo da porção de 100 g, o valor cai para 54 mg. 

No caso do kiwi, o efeito é oposto. A fruta inteira pesa cerca de 70 g (64 mg de vitamina C). Para alcançar os 100 g, você necessita comer mais de um Kiwi.

1. Camu-camu: 2.600 mg 

2. Acerola: 1.800 mg

3. Goiaba: 228 mg 

4. Kiwi: 91mg

5. Mamão: 61 mg

6. Morango: 58 mg

7. Laranja: 54 mg - Para se conseguir uma dieta com aproximadamente 1.000 mg (1 g) de vitamina C, é necessário o consumo diário de 15 laranjas.

8. Abacaxi: 48 mg

9. Suco de limão: 40 mg 

10. Melão Cantaloupe: 36 mg

Quanto de vitamina C posso consumir por dia?

Segundo o nutrólogo e médico ortomolecular Dr. Wilson Rondó Jr., os níveis ideais para a proteção contra os radicais livres e melhoras das condições de saúde em adultos, é de 2 g dia, podendo ser divididas em duas até três doses diárias para melhor assimilação.  

Doses acima de 2 g por dia pode provocar náuseas, gases intestinais e diarreia. Caso sinta algum desses sintomas, diminua a dose.

Doses administradas muito acima da necessidade individual do organismo tem o risco de sobrecarregar os rins já que a eliminação é rápida e na forma de urina. 

Mais de 3 g/dia aumenta o risco de cálculo renal.

Para quem tem histórico de cálculo renal deve limitar a suplementação de vitamina C a 1 g/dia. Porém, a dica é a inclusão de 100 mg de magnésio suplementar, já este mineral associado, inibe o risco de formação de cálculos. 

Suplementos de vitamina C estão disponíveis no mercado na forma de comprimidos, gotas, cápsulas e líquido. A diferença entre os comprimidos normais e a versão efervescente, é que nesta última, a ação é mais rápida. 

Para as crianças a suplementação pode ser ainda mais divertida e gostosa. Experimente oferecer as gominhas de vitamina C, parecem balinhas e elas vão adorar!  Consulte o pediatra para acerto da dose ideal. 


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