Como saber se o feto está vivo ou morto na barriga?

Como saber se o feto está vivo ou morto na barriga?

Como saber se o feto está vivo ou morto na barriga?
O sangramento pode ser uma indicação de abortamento. Toda vez que a mulher sangra durante a gravidez é importante fazer um exame de ultrassom. A partir da 20ª semana de gestação, é possível suspeitar que o bebê está morto caso ele deixe de se mexer.É o primeiro sinal importante e, como regra, indica a necessidade de uma ultrassonografia.

Sempre que o bebê que não se mexer na barriga indica sinal de gravidade?

O feto tem sono fisiológico dentro do útero e não fica todo tempo se movimentando na barriga da mãe. Ele pode perfeitamente passar períodos em repouso. No entanto, um bebê que não se mexe por maiores períodos está dando um alerta de que um ultrassom precisa ser feito.

Sintomas do feto morto na barriga

É muito frequente durante o início da gravidez, que na ocorrência de uma parada no desenvolvimento do feto (morte fetal), não haja sinais de abortamento. Às vezes, ocorre apenas a regressão de alguns sintomas típicos da gravidez como, por exemplo, desaparecimento das náuseas e das dores nas mamas. As vezes, nem estes sintomas (a falta de sintomas) estão presentes.É quando podemos estar diante de um abortamento retido e a ultrassonografia permite fazer o seu diagnóstico.

Quando o óbito é tardio e não ocorre o abortamento espontâneo, é necessário provocar a expulsão do feto dentro de 2 semanas. Após esse prazo, há riscos de complicações para a mãe, incluindo alterações da sua coagulação sanguínea, que podem provocar hemorragias.

Matérias relacionadas:
As causas do aborto
Gravidez nas trompas: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento
Curetagem e aspiração à vácuo em aborto incompleto até 8 semanas
Tombos ou acidentes com a mulher grávida pode provocar a morte do bebê?

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Obstetrícia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop.

LEIA mais ARTIGOS na CATEGORIA de OBSTETRÍCIA