Independente da mulher menstruar todos meses, nada impede que ela tenha ciclos sem ovulação ou mesmo ter óvulos de má qualidade que não sobrevivem a fecundação (Clique no link azul e leia também: Por que não consigo engravidar).

Coágulos na menstruação sugere ciclo sem ovulação - clique no link azul e leia mais sobre este assunto.

O fato de ocorrer à ovulação sadia também não é garantia de que a gravidez se concretize. A cada ciclo menstrual a chance de uma mulher engravidar é de 30% em casais que tenham vida sexual regular (relações sexuais 3 vezes por semana). Os espermatozoides costumam sobreviver de 24 até 72 horas no corpo da mulher. Por isso, é importante ter relações sexuais perto do período fértil, dia sim, dia não. Sexo todos os dias, não é aconselhável pois enfraquece os espermatozoides – clique no link e leia:  A quantidade de esperma influencia na fertilidade.

A partir de um ano sem que ocorra a gravidez deve-se procurar um especialista. Muitos fatores podem prejudicar a fertilidade e não necessariamente o problema é da mulher.  Estimativas indicam que 40% são de causa feminina, 40% de causa masculina e 20% de ambos. Para avaliação da fertilidade da mulher é possível realizar exame em laboratório para medir o hormônio anti-mulleriano (AMH) considerado o marcador da reserva de folículos (os futuros óvulos) que indica o potencial de fecundidade. Com o avançar da idade, os níveis começam a cair seguindo uma curva padronizada, apesar de que mulheres de mesma idade podem ter reservas foliculares diferentes. Resultado de AMH > 1 ng/dL indica possibilidade de gravidez.

Fatores que prejudicam a ovulação

1. Por vezes, a ovulação não se verifica porque o hipotálamo (a parte do cérebro que coordena e controla a actividade hormonal) não segrega a hormona libertadora de gonadotropina, que é necessária para a ovulação.

2. Problemas dos ovários, como síndrome dos ovários policísticos, a insuficiência de seu funcionamento (hipogonadismo), tanto o hipo quanto hipertireoidismo, alteração dos níveis de prolactina e distúrbios das adrenais também podem prejudicar a fertilidade.

Sinais que indicam a ovulação

• Um muco mais líquido e transparente costuma sair da vagina da mulher. Ele não é tão espesso quanto ao que aparece nos dias subsequentes pois, como os espermatozoides nadam, esse muco tem a finalidade de facilitar a viagem dos espermatozoides do útero até as trompas, local onde ocorre a fecundação. Após a ovulação o muco se torna mais viscoso e esbranquiçado

• A temperatura do corpo sobe em média 0,4 °, devido a produção de progesterona pelo folículo. Se você medir sua temperatura diariamente, perceberá esta diferença.

• A libido também aumenta e os feromônios entram em ação.  Feromônios é o odor natural do corpo que durante a ovulação é exalado de forma mais intensa como um afrodisíaco para atrair o parceiro.

• Dor como uma pequena cólica indica que o óvulo já cresceu e o ovário o está liberando para as trompas, local que ocorre a fecundação. Nas trompas, o óvulo sobrevive apenas 24 horas. Após este período, mesmo que existam espermatozoides nas trompas não ocorrerá à gravidez.

• Atualmente existem testes de ovulação vendidos em farmácia, semelhantes aos testes de gravidez. É feito por meio da urina a cada 12 horas no período fértil e detecta a elevação do hormônio LH que indica a ovulação.

• Para maior precisão, exame de imagem como a ultrassonografia transvaginal seriada, acompanha o desenvolvimento folicular nos ovários desde aproximadamente o 10º dia do ciclo até a rutura ovular - veja a ilustração.

Vale lembrar que algumas mulheres não ovulam todos os ciclos, portanto não vão detectar a ovulação.

Clique no link azul e leia matéria relacionada:
• Causas da cólica menstrual
• A gravidez após os 35 anos 
Causas da infertilidade feminina

Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte com o link.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.