Como escolher o melhor hidratante para o seu tipo de pele

Como escolher o melhor hidratante para o seu tipo de pele

Quanto mais cedo você despertar para a necessidade de hidratação da pele, melhor serão os resultados obtidos a longo prazo. Hidratar a pele não é apenas questão de estética. Pele ressecada fica mais sujeita a descamação, irritações, infecções, além de acelerar o processo de envelhecimento. A oleosidade natural (manto lipídico) deve ser mantida para impedir a perda de água e eletrólitos, como também evitar a entrada de micro-organismos que podem causar infecções. Esta é a função dos hidratantes. Proteger a pele que é o maior órgão do corpo humano e devolver a resistência e beleza.

Existem quatro variações de tipos de pele: seca, oleosa, mista ou normal. Mas não pense que apenas quem tem a pele seca precisa se preocupar com a hidratação! Independente da pele ser normal, oleosa ou mista, as agressões do meio ambiente pode danificar e alterar suas características, tornando-as vulneráveis, seca e desprotegida.

O uso de sabonete diário, por exemplo, contribui, e muito, para o ressecamento cutâneo. O mais indicado é tomar banhos curtos e hidratar a pele após o banho. Isso em qualquer idade e, principalmente, após exposição solar. Produtos com álcool na composição, substâncias químicas, vento, frio, ar seco, sol, calor, ar-condicionado são outros fatores que alteram a constituição da pele favorecendo a evaporação da água.

E não esqueça do filtro solar, já que o sol é o principal causador do câncer de pele, considerado o mais comum entre os brasileiros. Existem hidratantes no mercado que já tem na sua composição os dois ingredientes.

Função dos hidratantes

Da mesma forma que os shampoos são formulados para os mais variados tipos de cabelos, os hidratantes são desenvolvidos com características específicas para cada tipo de pele.

Quem tem pele oleosa, por exemplo, deve optar por hidratantes oil-free, que tem a função de repor a água sem aumentar a oleosidade da pele. Os emolientes, umectantes e oclusivos tem utilidades diferentes. Conheça cada um deles:

Emolientes

São os verdadeiros hidratantes com poder de penetração cutânea. Tem ingredientes que preenchem os espaços secos entre as células, tornando a pele macia e verdadeiramente hidratada. Use e abuse, principalmente, nas partes mais secas do corpo: canela, pés, mãos e cotovelos.

Hidratantes com ureia potencializam a ação da hidratação.

Umectante

Tem moléculas que atraem e seguram a água na pele impedindo que ela resseque. Este tipo de produto apenas protege contra a perda de água e deve ser aplicado na pele ainda úmida, logo após o banho. Estas substâncias costumam estar presentes nos dermocosméticos para auxiliar também a hidratação.

Oclusivo

Como o nome já diz, ele cria uma barreira protetora, porém não tem ação hidratante. Por isso, deve ser o último creme a ser aplicado com o objetivo de manter a hidratação, selando a pele. Jamais aplique sem ter passado anteriormente o hidratante sob o risco de tornar sua pele ainda mais ressecada.

O HIDRATANTE IDEAL PARA CADA TIPO DE PELE

Pele Seca

Quanto mais seca a pele, maior a necessidade de hidratação. Hidratantes com glicerina, ácido hialurônico ou dimeticona retardam a perda de umidade durante o dia, impedindo a desidratação da pele. Evite sabonetes normais. Dê preferência aos que contém hidratantes em sua composição.

Não esqueça de aplicar o filtro solar, principalmente, no rosto, pescoço e colo.

Não use produtos adstringentes e esfoliantes.

Prefira maquiagem à base de óleo, em creme ou pasta.

Mista

No rosto evite aplicar hidratante na zona T (testa, nariz e queixo). Utilize apenas nas bochechas, colo, pescoço e partes secas do corpo.

Pele oleosa

Opte por hidratantes umectantes e filtro solar sem óleo na composição. Evite hidratantes emolientes no rosto, utilizando apenas nas partes secas do corpo.

Evite maquiagem em creme ou pasta. Prefira em pó.

IMPORTANTE

Sempre que for escolher seu hidratante, verifique se está apropriado ao seu tipo de pele. Observe o rótulo. Não esqueça de proteger e hidratar os lábios. Use protetores labiais, e caso goste, já existe batons hidratantes no mercado. Outra alternativa além dos hidratantes labiais, é a manteiga de cacau ou a vaselina.

Loção ou creme?

Dentre as opções de produtos, existe diferença na versão loção ou creme. O creme é mais concentrado e a loção sempre mais suave. Aí vale o bom senso de perceber a real necessidade de sua pele. Hidratante em excesso pode provocar o aparecimento de cravos e espinhas.

Leia o artigo: Protetor solar: O FPS ideal para cada tipo de pele e suas dúvidas esclarecidas