Como escolher o melhor desodorante para os pés, íntimo, axilas e corpo inteiro

Como escolher o melhor desodorante para os pés, íntimo, axilas e corpo inteiro

O cheiro é um excelente afrodisíaco, e pode acreditar, faz toda a diferença. Ele atrai ou repele. Se você sofre de mau odor, fique tranquilo. Estamos aqui para te orientar e oferecer sugestões para te deixar irresistível!

O suor não é seu inimigo. Ele tem a função de regular a temperatura do corpo e eliminar as toxinas. Nos dias quentes, durante um esforço excessivo ou em qualquer situação que provoque um aumente do metabolismo, é natural ocorrer à transpiração para resfriar o corpo. É uma defesa do organismo.

As alterações hormonais da puberdade, gravidez e a menopausa também provocam o aumento da transpiração, nesse caso devido a uma queda nos níveis de estrogênio que interfere na manutenção da temperatura corporal.

Existem mais de dois milhões de glândulas sudoríparas distribuídas sob a pele e que também se conectam com as células nervosas do sistema nervoso. Por isso você tende a suar mais em situações de estresse, ansiedade, raiva, nervosismo etc.

Independente de tudo, algumas pessoas transpiram mais do que as outras e isso é absolutamente normal, já que o excesso de suor é uma questão multifatorial. O maior problema é quando vem acompanhado daquele odor extremamente desagradável. Porque o suor em si, não tem cheiro. Ele é constituído basicamente por água, eletrólitos e proteína.

O que causa o mau cheiro são as bactérias presentes na pele que se multiplicam por usarem o suor como alimento. Além disso, a umidade provocada pelo suor acaba se tornando um ninho perfeito para essas bactérias sobreviverem.

Os desodorantes possuem substâncias antissépticas que matam as bactérias e impedem o mau cheiro. Quem tem excesso de suor, deve optar pelos antitranspirantes, que além de matar as bactérias, inibem a transpiração excessiva.

Quanto mais transpiração, mais chance de desenvolver o mau odor. Dessa forma, excesso de pelos, o uso de roupas que abafam e a má higiene, são fatores que podem favorecer o mau odor corporal. Quem transpira pouco, oferece menos alimento para as bactérias e, portanto, chances menores de produzir o mau odor.

Independente das glândulas sudoríparas estarem espalhadas por todo o corpo, elas se acumulam em maior quantidade nas regiões das axilas, palmas das mãos, pés, rosto, cabeça e na área genital, consequentemente, essas partes merecem atenção especial.

Quem apresenta o quadro de bromidrose (mau cheiro) não pode descuidar da higiene. Seja para evitar o mau cheiro nas axilas ou na planta dos pés, a higienização deve ser redobrada principalmente no verão. Utilizar produtos antissépticos e desodorantes antitranspirantes, trocar o sapato e roupas diariamente e secar bem as axilas e os pés são algumas dicas.

O quadro de bromidrose pode atingir principalmente pessoas que tem diabetes, apresentam alterações hormonais, fazem uso de alguns tipos de antibióticos, abusam do álcool ou alimentos como pimenta, alho ou cebola. Leia artigo completo: suor em excesso: tratamentos

COMO ESCOLHER O DESODORANTE IDEAL PARA AS AXILAS

Você sofre de excesso de transpiração ou apenas mau cheiro? Fique ligado, porque desodorantes e antitranspirantes tem funções diferentes:

Desodorantes: agem apenas contra o odor do suor inibindo as atividades das bactérias que causam o mau cheiro. Nem todo desodorante é antitranspirante, mas todos antitranspirantes atuam também como desodorante.

Antitranspirantes (antiperspirantes): formam uma barreira que bloqueia o ducto das glândulas sudoríparas diminuindo a produção do suor. São sinônimos e não apresentam diferença entre si. Indicado para homens e mulheres com suor excessivo.

Hipoalergênicos: baixo poder de causar alergia, o que não significa que não cause alergia.

Esportistas: algumas marcas oferecem ação extra para o corpo em atividade. Ao contrário de outros desodorantes e antitranspirantes que podem evaporar ao longo do dia, nesta versão são acrescidas microcápsulas em sua fórmula que se rompem de acordo com seus movimentos. Proteção total durante a atividade física.

Leia artigo completo:
Por que meu desodorante não faz efeito?
Homens: escolha o melhor desodorante para você

DESODORANTE PARA O CORPO TODO

Existem várias opções no mercado para combater as bactérias que causam o mau cheiro no corpo. Na versão spray corporal, ainda oferece uma deliciosa sensação refrescante. No formato creme, funciona também como um hidratante.

Com um cheirinho bem agradável, estão disponíveis em dezenas de fragrâncias que lembram os perfumes de sucesso. Você une o útil ao agradável: substitui os perfumes caros pela sofisticada fragrância dos desodorantes corporais e ainda passa o dia todo com o frescor de quem acabou de sair do banho.

Para espalhar no corpo todo, evitando apenas a área do rosto.

DESODORANTE ÍNTIMO

A vagina tem um odor próprio e varia de uma mulher para outra. Algumas se incomodam por ter um cheiro mais forte e já existe no mercado o desodorante íntimo que tem função diferente do sabonete íntimo.

O desodorante íntimo previne os odores fortes. Já o sabonete íntimo serve para limpar e manter o pH natural da vagina. O desodorante não age no pH da flora vaginal e, desta maneira, pode ser usado como um complemento do sabonete íntimo.

Deve ser borrifado sobre a área da vagina e virilha. Veja as instruções no rótulo.

DESODORANTE PARA OS PÉS

Nada mais constrangedor do que tirar os calçados e ser surpreendido com o cheiro de chulé no ar. Apesar de ser um odor diferente do cecê das axilas, o chulé tem a mesma origem. Ambos são causados pela produção de suor, que ao entrar em contato com fungos e bactérias da pele, produz o mau cheiro.

Quem tem problema de odor por suor, nos pés a tendência se agrava, já que diferentes das outras partes do corpo, o suor fica retido no sapato, meia e entre os dedos piorando o mau cheiro.

A higiene bem feita é importante para que o desodorante possa agir corretamente. Lavar os pés com sabonete antibacteriano é uma boa pedida. Seque bem os pés e os dedos para eliminar totalmente a umidade.

A versão em pó é uma excelente opção, pois elimina totalmente a umidade e ainda pode ser aplicado dentro do calçado.

Para pés ressecados, existe a versão creme.

Quem gosta da sensação refrescante, opte pelo aerossol/spray,

É importante a higienização dos sapatos antes de guardá-los em armários, pois em locais abafados as bactérias sobrevivem e permanecem no calçado. Limpe-os e deixe secar no sol e depois, mantenha-os em local ventilado por 24 horas.