Ainda não existe um consenso quanto à causa de cólicas nos bebês. Aparentemente, elas estão relacionadas à maior sensibilidade ao reflexo gastrocólico que existe nos bebês nos três primeiros meses de vida. Esse reflexo consiste em aumento do movimento gastrintestinal (movimento peristáltico), após a ingestão do alimento, que pode resultar na eliminação de gases e fezes. Como, em geral, as cólicas aparecem no começo da noite e na madrugada, a hipótese de que estejam relacionadas a fatores ambientais também é considerada.

Quando o bebê apresenta crise de cólica, pode-se oferecer calor na barriga através de bolsas de água quente ou mantas elétricas, tomando cuidado para que não queime a pele. Massagens leves na região abdominal, assim como posicionar a criança de barriga para baixo no colo da mãe, são alternativas.

O pediatra Dr. Cláudio Schvartsman alerta que os medicamentos disponíveis no mercado apresentam diversos efeitos colaterais com eficácia não comprovada e, portanto, devem ser evitados.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.