O que são as adenoides e quais as suas funções?
As adenoides (também conhecidas como carne esponjosa) são da mesma forma que as amigdalas, conglomerados de tecido linfoides (tecido de defesa) que fornece informações para a produção de anticorpos contra microorganismos presentes no ar. Elas participam da ação imunológica local e interagem com os elementos agressores, produzindo e armazenando anticorpos. As adenoides estão localizadas em uma região chamada rinofaringe, atrás das cavidades nasais e acima do céu da boca. Portanto, diferente das amigdalas, as adenoides são visíveis apenas com instrumentos especiais (ver ilustração acima).

As principais causas de cirurgia das adenoides são:
• Obstrução respiratória desencadeada pelo seu volume excessivamente aumentado. Normalmente, a obstrução promovida pelo aumento das adenoides é caracterizada, fundamentalmente, por uma forte obstrução nasal (nariz entupido) que obriga a criança a respirar o tempo todo pela boca, associada a um acúmulo de secreção dentro da cavidade do nariz, que se manifesta através de coriza esverdeada frequente. Isto pode levar a criança a ter mais problemas de infecções de garganta e pulmão. O aumento das adenoides também leva a apneia obstrutiva do sono.

• Na mesma região das adenoides, localiza-se a abertura da tuba auditiva (trompa de Eustáquio), cuja função é drenar e aerar o ouvido médio. Frequentemente, o aumento da adenoide promove obstrução da tuba auditiva, ocasionando problemas de ouvido, como otite média do tipo secretora, otite de repetição e perda auditiva transitória (ver foto).

•As adenoides aumentadas causam também o ronco e alterações na arcada dentária (dentes de cima projetados para frente) pela respiração bucal.

Assim, obstrução respiratória e problemas do ouvido médio desencadeados pelo aumento (hiperplasia) adenoideano são as principais causas de cirurgia das adenoides.

Quais as consequências para quem precisou retirar as adenoides?
As operações de adenoide e amigdalas ocupam a segunda posição entre as cirurgias mais realizadas em crianças de zero a dez anos, segundo dados do Ministério da Saúde (a mais frequente é a cirurgia de hérnia). Tanto as amigdalas como as adenoides, apenas podem exercer suas funções em defesa do sistema respiratório se suas estruturas estiverem preservadas. Se o órgão sofreu vários processos de agressão, como infecções de repetição ou abscessos (pus acumulado), há uma substituição do tecido normal por fibrose (tecido fibroso, duro, sem função) com consequente diminuição de sua capacidade de funcionar normalmente.

Estudo com milhares de crianças que fizeram a cirurgia mostraram que elas sofreram menos infecções do que crianças que não foram operadas, pois muitas vezes, as adenoides da mesma forma que as amigdalas, acabam por se tornar focos de infecção que agridem e debilitam o organismo. Portanto, a cirurgia é um alívio dos sintomas desencadeados pela obstrução não havendo nenhum prejuízo da função imunológica do aparelho respiratório.  Esta função é realizada nos primeiros anos de vida e vai se tornando menos importante quando a criança vai ficando mais velha.

Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel )  Capítulo de otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo Laércio M. Cruz. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte

Perguntas e respostas em diversas especialidades médicas com os maiores nomes da medicina do Brasil. Clique no link e leia mais artigos na categoria de Otorrinolaringologia

 



Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.