Chocolate pode estimular o raciocínio

Chocolate pode estimular o raciocínio

Uma boa notícia para os chocólatras: Pesquisadores da Universidade de Linkoping, na Suécia, revelaram por meio de estudos, que a versão amarga do cacau, é capaz de inibir enzimas presentes no organismo responsáveis por elevar a pressão arterial, além de oferecer benefícios que vão além da beleza.

O levantamento mostrou ainda que comer chocolate duas vezes por semana impediu em 66% as chances de doença cardíaca. Isso porque o chocolate amargo com 70% de cacau é uma importante fonte de antioxidantes, contendo mais flavonoides (bioativos com propriedade antioxidante) do que o vinho tinto. Sendo assim, protege o sistema cardiovascular e bloqueia a LDL (lipoproteína de baixa densidade do colesterol mau). "O chocolate amargo é rico em flavonoides e outros tipos de polifenóis, que ajudam a combater os processos inflamatórios e, assim, protegem os vasos sanguíneos na prevenção de doenças cardiovasculares", diz a Dra. Roseli Rossi, nutricionista especialista em Nutrição Clínica Funcional.

Uma das vantagens de comer chocolate com alto teor de cacau é o fato de saborear porções menores e não cair no exagero. Além disso, o chocolate estimula o raciocínio, melhora o humor e combate a depressão, bem como aumenta os níveis de serotonina e endorfina no cérebro, tendo como consequência as sensações de bem estar e disposição.

"A combinação de massa de cacau, sacarose e manteiga de cacau abastece o organismo com gordura, carboidrato, cálcio, ferro, potássio, cobre, manganês, magnésio, vitaminas E e B, cafeína, feniletiamina (um neurotransmissor estimulante e antidepressivo) e teobromina (substância encontrada no cacau) sendo que essas duas últimas ajudam a estimular o raciocínio. Uma dose diária de 30g a 50g, o equivalente a um ou dois quadradinhos de uma barra, não compromete o regime e traz benefícios à saúde", recomenda Roseli.

Considerando esses níveis de antioxidantes atrelados a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, podem ajudar a retardar ou reduzir os efeitos dos radicais livres (moléculas que aceleram o envelhecimento celular), decorrentes de fatores como estresse, tabagismo, má alimentação, falta de sono, entre outros.

Chocolate amargo é o mais saudável
Os hábitos alimentares dos brasileiros estão mudando em virtude da preocupação com a qualidade de vida. Diante disso, a Arcor do Brasil, uma das maiores fabricantes de alimentos do País, apresenta duas versões de tabletes: "Amargo 70% Cacau" e "Chocolate Mesclado" (Branco com Meio Amargo) ambos com 160 g no formato de tabletes. A empresa identificou essa tendência internacional e é uma das primeiras no Brasil e do setor varejista a lançar uma linha com alto teor de cacau na composição. O chocolate amargo, além de concentrar alto teor de cacau, também apresenta menor quantidade de açúcar, que corresponde a 28%.

A história do chocolate
A paixão pelo chocolate é muito antiga. Os astecas foram os primeiros chocólatras da história. Eles conheceram muito antes de nós as propriedades energéticas e revigorantes da semente do cacau. Os conquistadores espanhóis logo perceberam que aquele alimento era uma dádiva dos deuses e trataram de levar a novidade para a Europa. Não demorou muito para o chocolate conquistar o coração e o paladar de todos os povos do mundo.

Leia também: Diferença entre os chocolates saudáveis e calóricos: saiba como escolher