Causas e sintomas do desvio de septo

Causas e sintomas do desvio de septo

O que é desvio de septo?
O septo é uma estrutura do nariz formada por osso e cartilagem. É ele que separa o lado direito e o lado esquerdo do nariz, sendo que no nariz normal o septo está centralizado. No desvio do septo, tal como o nome já diz, o septo não está situado exatamente no centro do nariz (veja a ilustração). Cerca de 80% das pessoas tem um leve desvio no septo. Ele passa apenas a ser um problema quando, independente do tamanho do desvio,começa a interferir na função respiratória.

Sintomas que sugerem desvio de septo
Ronco ou respiração com ruídos, inclusive em bebês ou crianças;
• Nariz entupido, geralmente, apenas de um lado;
Sinusite frequente;
Hemorragias nasais: o septo é altamente vascularizado. Com o desvio, ocorre alterações no fluxo de ar que pode deixar a mucosa que reveste o septo muito seca, predispondo, desta forma, o sangramento nasal;
Dor de cabeça ou na face, e secreção no nariz.

Qual a causa do desvio do septo?

O desvio do septo nasal pode ser causado por vários fatores. A predisposição genética é uma das causas. Algumas pessoas já nascem com o desvio como consequência do próprio desenvolvimento embrionário. Outra causa muito frequente é a pressão causada pelo nariz ao nascimento. Também, durante a infância, quando a face está em desenvolvimento, é comum a região do nariz sofrer uma gama enorme de traumatismos através de quedas, batidas durante a prática de esportes, acidentes automobilísticos etc. Esses traumas também podem acarretar alterações do desenvolvimento do septo e da parte nasal externa. Até mesmo o ato de coçar o nariz, tão comum entre os alérgicos, pode causar esse tipo de alteração.

Entretanto, enfatizamos novamente, a presença de desvio do septo não significa, obrigatoriamente, uma função nasal prejudicada. É importante que se realize um bom exame otorrinolaringológico com seu médico de confiança, porque nem sempre há necessidade de operar o septo. É comum o diagnóstico de outras causas para a obstrução nasal como, por exemplo, as rinites alérgicas, que merecem tratamento específico.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel ). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Capítulo de Otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo L. Mendonça Cruz.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique nos links abaixo e leia também:
O que provoca o ronco?
Apneia Obstrutiva do Sono - Sintomas, causas, consequências, diagnóstico e tratamento
Respirar pela boca traz prejuízos a sua saúde
O travesseiro pode agravar a rinite alérgica
O formato do nariz e desvio de septo
Fatores que influenciam no sucesso da cirurgia de desvio de septo