Causas e sintomas de corrimento em mulheres

Causas e sintomas de corrimento em mulheres

Quais as causas e os sintomas do corrimento vaginal? Como evitar?
A melhor prevenção para as infecções vaginais é a prática de bons hábitos de higiene como, por exemplo, banhos diários, lavar a região anal após evacuar, a redução do número de parceiros sexuais e sempre usar preservativos. Toda doença provocada por micro-organismos habituais da vagina ou aqueles adquiridos, e que atinge o órgão genital feminino, é chamada de infecção vaginal ou vulvovaginites.

Os sintomas variam de acordo com o agente causador. Os mais comuns são: ardor ao urinar, dor durante as relações sexuais, coceira na região genital, corrimento, vermelhidão e mau cheiro.

Existem três tipos mais comuns de vulvovaginites: a vaginose bacteriana, a candidíase e a tricomoníase.

Vaginose Bacteriana
Principal causa do corrimento, esse tipo de infecção acontece devido à alteração na flora vaginal normal, diminuindo a concentração de lactobacilos que protegem a vagina, e aumentando a população da espécie dessa bactéria, em geral, a Gardnerella vaginalis.

A Gardnerella vaginalis, normalmente se manifesta pelo contato das bactérias presentes no ânus com a vagina. Evite ter relação sexual anal sem proteção. Lavar a região anal após evacuar também é importante. A limpeza com o papel higiênico deve ser sempre feita da frente para trás.

O ginecologista deve realizar análise do conteúdo vaginal: geralmente é branco, em grande quantidade e com mau odor (semelhante ao cheiro de peixe podre).

Para o tratamento está indicada a administração de antibióticos, como o metronidazol. Apesar de raras, entre as complicações desta infecção podemos citara probabilidade de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e, no caso de gestantes, o parto pré-termo.

Candidíase
Assim como a vaginose, a candidíase é decorrente de um desequilíbrio da flora vaginal. Seu agente causador é o fungo Candida, presente nas pequenas cavidades do corpo humano. Por isso, a moléstia não se restringe ao canal vaginal, podendo aparecer na boca, por exemplo.

Dentre seus desencadeadores estão o uso excessivo de antibióticos, diabetes, uso prolongado de biquíni molhado, entre outras causas.

Os sintomas mais comuns são: corrimento branco com grumos, coceira intensa, ardência, dor na relação sexual, inchaço e vermelhidão da região genital.

O tratamento deve ser realizado com antifúngicos que podem ser de uso vaginal ou via oral. Para prevenir sua recorrência, aconselha-se evitar roupas apertadas, usar antibióticos apenas com indicação médica e manter a região genital ventilada (dormir sem calcinha, por exemplo) .

Tricomoníase
Diferentemente das anteriores, a tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo protozoário Trichomonas. Pode ser assintomática (sem sintomas)ou provocar corrimento vaginal cinza, amarelado ou verde, coceira, vermelhidão e, em casos raros, dores abdominais.

Manchas vermelhas na parede vaginal ou no colo do útero aparecem no exame pélvico, que auxilia no diagnóstico, assim como a análise do corrimento.O tratamento consiste no uso oral de metronidazol durante uma semana.

É fundamental consultar o ginecologista ao perceber qualquer alteração para investigação e diagnóstico. “Para um tratamento adequado, a paciente precisa da avaliação profissional para identificar a causa das queixas e realizar o exame ginecológico”, explica a Dra. Silvana Maria Quintana, membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP). Os remédios e pomadas recomendados pelo médico devem ser utilizados de forma adequada. Quando não tratada corretamente, algumas vulvovaginites podem predispor a inflamação das trompas e da região pélvica.

Use sempre preservativos. Não se automedique. Cada caso é um caso.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.

LEIA MAIS ARTIGOS NAS CATEGORIAS GINECOLOGIA e UROLOGIA