As novidades em cardiologia

As novidades em cardiologia

Nos últimos anos, houve um grande aperfeiçoamento dos equipamentos já existentes para diagnósticos, transformando os exames como a ecocardiografia, e mesmo a cinecoronariografia, mais eficientes, seguros e rápidos.

A mais recente arma no diagnóstico da doença arterial coronária é a utilização dos novos tomógrafos capazes de analisar as coronárias de forma não invasiva. Atualmente, se consegue excelentes imagens com o tomógrafo de 64 detectores e, em um futuro próximo, estará disponível um moderníssimo tomógrafo de 320 detectores deixando o exame ainda mais completo.

Também em relação ao tratamento das doenças cardíacas foram aperfeiçoadas as técnicas de tratamento no laboratório de hemodinâmica (sala onde se realiza exames de cateterismo cardíacos) garantindo muito mais precisão e alto índice de sucesso. Citamos como exemplo:

• Modernização dos stents, agora farmacológicos (stent que possuem medicação no seu interior) transformando sua utilização mais segura e eficaz na angioplastia;

• Avanços no tratamento de doenças valvares com novas técnicas de valvoplastia;

• Aperfeiçoamento nos implantes de próteses valvares na estenose aórtica;

• Fechamento de comunicação interatrial e interventricular;

• Tratamento das arritmias através de estudo eletrofisiológico e ablação.

Os procedimentos invasivos cardíacos se tornaram, nos últimos 10 anos, mais seguros e eficientes, citando, por exemplo, a melhora de resultados em procedimentos complexos como o transplante cardíaco.

Deve-se ressaltar o grande avanço no arsenal terapêutico medicamentoso conseguindo-se excelente evolução e controle das doenças cardíacas através de medicamentos.

Prof. Dr. Bernardino Tranchesi Jr. é Professor Livre-Docente do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina — USP, Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo e autor do capítulo de cardiologia do livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel).

Leia artigo complementar: Os fatores de risco para as doenças cardíacas: a influência no grau de parentesco e a maior incidência de doenças no coração