Água que cura e protege a pele: termal e micelar

Água que cura e protege a pele: termal e micelar

O conceito de que cuidar da pele é caro já não condiz mais com a realidade. Também o caro, nem sempre significa o melhor. Produtos simples, como as águas termais e micelar, substituem uma série de dermocosméticos e dão excelentes resultados. Além de práticos e com poder de nutrientes excepcionais, são acessíveis a todos os tipos de bolsos.

O primeiro que apontou no mercado foi a água termal. Usada há décadas na Europa, foi descoberta no ano de 1736, na fonte termal da cidade de Avène, uma pequena vila no sul da França. Nesta época ajudava pacientes por suas propriedades suavizantes e anti-irritantes. Mas foi apenas em 1981, que o laboratório que leva o nome da cidade, decidiu usar a água termal para fins dermatológicos em forma de spray.

Em 2012 começa a ser comercializada no Brasil, a primeira versão da água 100% nacional, extraída de fontes termais situadas na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Para alegria dos brasileiros, foi lançada no mercado com preços mais atraentes que suas concorrentes importadas. Atualmente existem várias opções de marcas nacionais.

As águas são classificadas pela sua composição química, fonte de origem, gases presentes e temperatura. São esses elementos que determinam se podem ser consumidas como bebida, apenas para banhos ou com finalidade terapêutica.

Quanto maior a profundidade que a água penetra no solo, mais arrastam consigo uma infinidade de substâncias nutritivas. Águas de fontes mais superficiais são mais pobres em minerais.

ÁGUA TERMAL

As águas termais são obtidas de fontes subterrâneas muito profundas, passam décadas embaixo da terra, o que possibilita absorver altas concentrações de sais minerais das rochas. Nessas fontes, a água chega atingir uma temperatura entre 36° C e 54° C, que é o que indica que estavam armazenada em uma profundidade bastante elevada. É assim que ela se torna uma água extremamente pura, com pH neutro e alcalino, rica em nutrientes conferindo incríveis poderes terapêuticos. Importante: a forma de coletá-la e armazená-la são fundamentais para conservar a pureza e alta concentração de vitaminas e minerais contidos nela.As águas termais também diferem em sua composição (mais ou menos quantidades de alguns minerais) de acordo com a fonte.

Propriedades terapêuticas: atuam como calmante e ajudam na cicatrização tendo inclusive, ação anti-inflamatória. Também é um poderoso antioxidante por conter grandes quantidades de minerais nobres importantes para a renovação das células, retardando o envelhecimento da pele.

Indicações: todos os tipos de pele, principalmente, as mais sensíveis.

Benefícios: hidrata, nutre, evita o ressecamento e alivia irritações. Protege a pele da poluição e auxilia de forma nutritiva na reposição de água perdida através da transpiração, ou em climas secos, quentes, exposição ao ar-condicionado etc.

1.Protege a pele dos radicais livres;

2.Combate o envelhecimento;

3.Um excelente hidratante no clima seco ou muito quente;

4. Evita o ressecamento da pele no inverno;

5. Acalma a pele após fazer a barba ou depilação;

6. Alivia assaduras de bebês;

7. Ajuda a recuperar e acalmar a pele após queimaduras, principalmente de sol;

8. Excelente após tratamentos dermatológicos que agridem a pele, como o peeling, por exemplo;

9. Dermatites e coceiras. Auxilia também no tratamento da psoríase e rosácea;

10. Mantém a umidade da pele em ambientes com ar-condicionado; Excelente para usar em voos longos;

11.Também pode ser usada nos cabelos para evitar o ressecamento dos fios;

12. Para quem tem pele oleosa, a dica é substituir o hidratante pela água termal ou micelar pois ela equilibra o ph e diminui a oleosidade da pele

Fácil de usar, normalmente são comercializadas em forma de spray e basta algumas borrifadas para começar sentir os resultados.

Modo de usar

Como medida de hidratação, use pela manhã e a noite. Deixe secar naturalmente. Na praia, borrife antes, durante e após a exposição solar. Você pode usá-la várias vezes ao dia. Não tem contraindicação. As indicações são todas boas e nutritivas.

Nas assaduras, ferimentos, coceira, queimaduras, pós barba etc, borrife no local.

Evite guardar no calor. Pode ser colocada na geladeira pra um jato mais refrescante.

ÁGUA MICELAR

Já pensou em substituir seu Kit de beleza por um único produto mágico? Lançada este ano no mercado brasileiro, a água micelar tem multifunções: ela é capaz de tonificar, limpar, higienizar além de remover maquiagens (exceto a prova d’ água ou muito densas), sem causar irritações ou alergias. Por não conter álcool, parabenos, perfumes, sabão ou corantes em sua composição, pessoas com pele sensível, oleosa ou alérgicas, podem fazer uso da água micelar no lugar do tônico, hidratante ou demaquilante e ainda manter o pH da pele equilibrado.

A água micelar é uma versão mais moderna da água termal, com micelas na sua fórmula. Micelas são conjuntos de moléculas que possuem características polares e apolares. As moléculas apolares são insolúveis em água, ou seja, repelem a água. Já as moléculas polares são solúveis em água. Seria como um fenômeno químico de polarização que, ao entrar em contato com a pele, essas micelas que carregam nutrientes encapsulados, se dissolvem, e liberam os nutrientes intactos permitindo agir com mais pureza e nas camadas mais profundas da pele.

A dermatologista Gisele Torok, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o mecanismo de limpeza se dá por absorção e arrastamento das partículas de sujeiras, sem causar agressão ou irritação, respeitando o equilíbrio fisiológico da pele.

Pessoas com pele oleosa têm a vantagem de substituir o demaquilante (que normalmente contém óleo em sua composição), sem a necessidade de lavar o rosto após a limpeza e, principalmente, não agravando a oleosidade da pele.

A água micelar é um líquido com aparência de um tônico e deve ser aplicada com algodão, até ele ficar completamente limpo. Não necessita de enxague. Após a remoção da sujeira, o produto deve permanecer na pele. Já existe a versão em lenços umedecidos que facilitam a aplicação e pode ser levado na bolsa.

Agora você não tem mais desculpas para descuidar de sua pele. Pele bem tratada transmite bem-estar, saúde, vivacidade e disposição além de chegar a idades avançadas sem ressecamento e rugas profundas. Nunca é tarde para começar. E quanto mais cedo você cuidar da sua pele, mais benefício terá.

Para alegria de todos, o mercado acaba de lançar produtos capilares com a tecnologia micelar. Leia o artigo e confira os benefícios para a saúde do cabelo e couro cabeludo. Suas madeixas agradecem!

Leia artigos relacionados:
O segredo de sucesso do Pantenol
Passo a passo para deixar seus cabelos sedosos e com brilho
Vantagens e desvantagens da tintura, henna e tonalizantes
Para que serve o ácido hialurônico
Tipos de pele e características: reconheça a sua